Os agricultores espanhóis, nossos concorrentes directos, continuam a ter uma vantagem competitiva no preço pago pelo gasóleo agrícola. A diferença é de 33 cêntimos. Em Espanha, à data de hoje, 8 de Agosto, paga-se 1 euro por litro, enanto em Portugal o custo é de 1,333 euros. Uma diferença alargada com a decisão do Governo português em aumentar a taxa de carbono em 2 cêntimos no gasóleo.
Em Espanha, até ao final do ano de 2023, os profissionais têm um desconto automático de pelo menos 20 cêntimos no acto da compra do combustível. Em Portugal, o desconto — que aparece já no preço de venda — é de 6 cêntimos por litro.
Ainda que o Ministério da Agricultura e da Alimentação esteja a pagar um apoio excepcional de 10 cêntimos por litro, sempre relativos ao ano anterior, a desvantagem competitiva, em termos energéticos, é acentuada para os agricultores portugueses.
Por outro lado, o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) alertava em Fevereiro último que “há agricultores com apoio recusado aos 0,1€/l do gasóleo agrícola“. Diziam aqueles deputados “haverem agricultores que sendo titulares de cartão para abastecimento de gasóleo colorido e marcado, emitido pela DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viram o apoio recusado. “Por decisão superior os prestadores de serviço e floresta não terão sido abrangidos”.
Agricultura e Mar