O PAN – Pessoas-Animais-Natureza dos Açores, liderado por Pedro Neves, considera que “a pecuária consome mais de 20 milhões de litros de água por dia, 80% do total de água consumida” no Arquipélago. Por isso, defende ser “urgente adoptar medidas concretas para reverter a escassez de água e o vislumbre de um futuro sem água”.
Uma dessas medidas propostas pelo PAN Açores passa por “instituir uma quota máxima da quantidade total de animais de pecuária, por exploração e por ilha, para diminuir o risco de falta de água e para restabelecer uma provisão considerável dos recursos hídricos para todo o ano”.
No seu programa eleitoral para as eleições regionais legislativas antecipadas de 4 de Fevereiro, o PAN Açores propõe ainda a “criação de um programa regional de apoio aos agricultores para reconversão de modelos de agricultura intensiva para modelos sustentáveis de produção de alimentos” e a promoção de “campanhas de sensibilização para o uso eficiente e responsável da água na agropecuária e a construção de pequenos charcos para retenção de água pluvial”.
Por outro lado defende que se deve “dotar a rede de abastecimento de água agrícola com contadores para cobrança e fiscalização das quotas de água à lavoura, com monitorização efectiva pelo IROA [ Instituto Regional de Ordenamento Agrário], de todas as condutas de abastecimento de água para verificação de desperdício ou sobre captações ilegais”, revendo-se “o quadro contra-ordenacional”.
Pode ler o programa eleitoral do PAN Açores aqui.
Agricultura e Mar