O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje, 21 de Junho, que a visita de dois dias ao Arquipélago do Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, que se inicia quinta-feira, constitui uma “boa oportunidade” para que a Comissão Europeia fique com um conhecimento directo e presencial dos desafios com que o sector das pescas está confrontado.
“É uma boa oportunidade para que, ao nível da Comissão Europeia, na pessoa do senhor Comissário, haja um conhecimento mais directo e presencial daquela que é a nossa realidade”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, na ilha Graciosa.
O Comissário Karmenu Vella inicia quinta-feira uma visita oficial de dois dias à Região Autónoma dos Açores, na sequência do convite feito no início de Março pelo Presidente do Governo, cumprindo um programa paralelo à realização da 6.ª Conferência da Comissão Europeia sobre Planeamento Espacial Marítimo.
Esta deslocação à Região, segundo Vasco Cordeiro, constitui, assim, uma “oportunidade, não apenas para um contacto mais directo com o Governo dos Açores, mas também no sentido de proporcionarmos um contacto com parceiros sociais deste sector”.
“Julgamos importante que, a esse nível da Comissão Europeia, haja um conhecimento daqueles que são os desafios com que estamos confrontados, do trabalho que estamos a fazer, dos cuidados que temos e, no fundo, a forma como se torna necessário atender a uma realidade específica, insular, arquipelágica e ultra-periférica, como é o caso dos Açores”, salientou Vasco Cordeiro.
Gestão de quotas
De acordo com o presidente do Governo, existem questões que têm a ver com aspectos relativos à gestão de quotas que a Comissão Europeia estabelece e à forma como isso se relaciona com o tipo de pescaria e de embarcações nos Açores que serão abordadas nesta visita.
No início da visita, o presidente do Governo receberá o Comissário Europeu em Ponta Delgada, seguindo-se uma reunião da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), órgão de cooperação inter-regional presidido por Vasco Cordeiro, com Karmenu Vella para abordar as prioridades destas regiões quanto à Política Marítima Europeia.
O responsável da Comissão Europeia reúne-se depois com representantes açorianos dos sectores das pescas, do mar e ambiente e, ao início da tarde, preside, em conjunto com Vasco Cordeiro, à conferência internacional ‘Maritime Spatial Planning Worldwide’.
No dia seguinte, 24 de Junho, o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas terá oportunidade de visitar a Lotaçor, o ilhéu de Vila Franca, onde será feita uma apresentação sobre o projecto LIFE ‘Safe Islands for Seabirds’ e, ainda, a fábrica da Cofaco e o Porto de Rabo de Peixe.
Agricultura e Mar Actual