O Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIM Alto Alentejo) esteve reunido esta quinta-feira, 12 de Janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas, para a reunião mensal na qual se apresentou e debateu o relatório referente aos danos causados pela intempérie de Dezembro de 2022 do Alto Alentejo.
Durante o mês de Dezembro de 2022 registaram-se no território do Alto Alentejo valores de precipitação total muito superiores aos valores médios das últimas décadas, chegando em alguns locais a superar os 200% do valor normal. Foram registados vários episódios de precipitação intensa com destaque para a precipitação extrema registada na madrugada e manhã de dia 13 de Dezembro, realça uma nota de imprensa da CIM Alto Alentejo.
E acrescenta que “perante os danos causados em equipamentos e infra-estruturas públicas, estradas e pontes, habitações e outros edifícios e construções e povoações em áreas urbanas foi feito um ponto de situação sobre o trabalho de apuramento total dos prejuízos que tem sido articulado pela CIM Alto Alentejo entre todos os municípios”.
Protecção Civil
O Conselho Intermunicipal de Fevereiro ficou também marcado pela presença do Comandante Regional de Emergência e Protecção Civil, José Ribeiro, que veio apresentar aos autarcas da CIMAA a nova organização do Comando Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo.
Esta nova organização, que materializa a mudança para uma abordagem regional, tem-se caracterizado por um forte investimento na melhoria e modernização das instalações, equipamento informático, comunicações e mobiliário ao serviço dos corpos de protecção civil do Alto Alentejo.
Como é habitual, a reunião serviu também para que os autarcas pudessem ser informados sobre o estado de execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (PDCTAA) desenhado pela CIMAA, em conjunto com os 15 municípios, tendo em vista a utilização de fundos comunitários para investimentos em património cultural e natural, equipamentos sociais e escolares, modernização administrativa ou a eficiência energética.
No início de Dezembro de 2022, 92% do PDCTAA já tinha sido executado, “atestando assim o aplicado trabalho de todas as partes envolvidas tendo em vista uma real melhoria das condições de vida das suas populações”.
Agricultura e Mar