“O turismo continua a ser a nossa principal actividade, mas há que estar consciente, cada vez mais, que Albufeira não é só turismo de sol e praia. É fundamental diversificar o sector e apostar noutras formas de turismo, com destaque para o turismo rural e de natureza, o que naturalmente irá ajudar a fixar as populações no interior, gerar mais empregos, a preservar o nosso património e identidade cultural, de forma a criarmos um turismo sustentável, recuperarmos a economia e ajudarmos as populações”. Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.
As declarações surgem no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, às quais o Município de Albufeira se associou com um programa de actividades destinadas aos guias turísticos, numa parceria com a Associação de Guias Interpretes do Algarve.
Turismo e Desenvolvimento Rural
A efeméride, este ano dedicada ao Turismo e Desenvolvimento Rural, visa proporcionar aos referidos profissionais a possibilidade de conhecerem três projectos no concelho ligados ao Mundo Rural, considerados de grande interesse turístico e que no futuro poderão vir a integrar os roteiros organizados pela associação, explica fonte da autarquia.
O Dia Mundial do Turismo comemora-se no próximo domingo, 27 de Setembro. Este ano, a Organização Mundial de Turismo (OMT) destaca o papel do turismo na oferta de oportunidades fora das grandes cidades e na preservação do património cultural e natural em todo o Mundo.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que as comemorações de 2020 acontecem num momento particularmente difícil, na sequência dos impactos da pandemia numa actividade que constitui o principal motor da economia do concelho, da região e do próprio País.
Programa
O programa do Dia Mundial do Turismo em Albufeira tem início marcado para as 9h30, com ponto de encontro em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara estará presente para dar as boas-vindas a todos os participantes.
Depois, a manhã será dedicada a visitar a Quinta do Mel – empreendimento de turismo rural, produção biológica de chás e loja gourmet, Horta da Orada – produção biológica frutas e legumes e a Quinta do Canhoto – dedicada à produção de vinhos.
As visitas serão organizadas em três grupos com percursos e horários desencontrados e com respeito por todas as medidas de segurança indicadas pelas autoridades de saúde.
Agricultura e Mar Actual