Início / Agricultura / México altera regras da rotulagem de alimentos pré-embalados

México altera regras da rotulagem de alimentos pré-embalados

A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal informa que a partir de 1 de Outubro de 2020, todos os alimentos pré-embalados e bebidas não alcoólicas no México terão de exibir um novo esquema de selos de alerta, o Sistema de Rotulagem Frontal, que visa ajudar os consumidores a identificar facilmente produtos alimentares que contenham elementos que podem ser nocivos para a saúde quando consumidos em excesso.

Esta é a principal mudança à Norma Oficial Mexicana 051 relativa às especificações gerais de rotulagem para alimentos pré-embalados e bebidas não alcoólicas, de aplicação obrigatória para produtos nacionais e estrangeiros vendidos no país.

Para ajudar os empresários, a Aicep preparou uma informação resumida das alterações, na qual explica que a principal mudança a nível da rotulagem é, então, a criação de um esquema de selos de alerta, o Sistema de Rotulagem Frontal, que visa ajudar os consumidores a identificar facilmente produtos alimentares que contenham elementos que podem ser nocivos para a saúde quando consumidos em excesso, como as calorias, açúcares, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

A verificação do excesso destes ingredientes nos produtos é baseada no perfil aprovado pela Organização PanAmericana da Saúde (OPS).

Selos de alerta

Segundo a norma, quando um produto apresentar um ou mais selos de alerta, estes deverão ser colocados no canto superior direito da superfície principal. Em produtos com área de superfície principal de exibição menor a 60cm2, os selos podem ser colocados em qualquer parte dessa superfície.

Pode ler a informação completa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.