Início / Agricultura / Verbas para a prevenção de incêndios mais do que duplicam em 2018, diz Miguel Freitas

Verbas para a prevenção de incêndios mais do que duplicam em 2018, diz Miguel Freitas

As verbas do Fundo Florestal Permanente para as acções de prevenção da floresta contra incêndios vão mais do que duplicar em 2018, disse no passado dia 7 de Dezembro, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas.

“No próximo ano vamos gastar tanto em prevenção como em combate aos incêndios florestais”, referiu o governante, em Coimbra, na sessão de abertura do seminário “As lições de Pedrógão Grande”, promovido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, liderado pelo investigador Xavier Viegas.

“Este é o caminho para que não se repita o que aconteceu em Pedrógão Grande», reforçou Miguel Freitas, salientando que o país «tem condições para fazer melhor e estar preparado para o risco”.

Reforço nas equipas de sapadores

Além do reforço com equipas de sapadores florestais, o secretário de Estado das Florestas adiantou que o Fundo Florestal permanente vai ter 55 milhões de euros para o reforço das equipas de sapadores florestais, criação de um corpo para “estabilização de emergência” e para abertura e manutenção de redes primárias de defesa contra incêndios.

Segundo o governante, o Orçamento do Governo para 2018 contempla uma verba de 15 milhões de euros para a abertura de 500 novos quilómetros de rede primária de defesa contra incêndios nas zonas mais críticas do país, que ainda estão a ser definidas.

Miguel Freitas anunciou ainda mais 46 milhões de euros para desenvolver o projecto “Aldeias Seguras”, que abrange 25 localidades dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, do distrito de Leiria, afectados pelos violentos incêndios de 17 de Junho.

O seminário “As Lições de Pedrógão Grande” pretende analisar os acontecimentos relacionados com os incêndios de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes de 17 de Junho e discutir o relatório técnico elaborado pela equipa liderada pelo investigador Xavier Viegas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.