O projeto Smart Blue Chain, desenvolvido pela Zenithwings — sediada em Aveiro — ao abrigo do programa Europeu de financiamento EEA Grants, pretende criar um sistema de certificação online e offline de produtos sustentáveis do mar e aquacultura.
Neste projecto, o objectivo principal é o desenvolvimento de um processo de certificação inovador, através da criação de um mercado aberto e descentralizado de Certificação Transparente e Compreensível de Produtos Sustentáveis, direccionado ao sector da economia azul. Através da atribuição de crachás que classificam o processo de produção em várias dimensões do produto, de acordo com o nível de informações recolhidas, tanto pelo produtor, como por outras partes interessadas, nomeadamente o consumidor.
Através deste projecto, surgem “benefícios para a comunidade, composta por públicos-alvo específicos que se focam, principalmente, em quatro grupos: consumidores, certificadores, distribuidores/produtores e marcas/retalho”, garante a empresa.
Comum a todos os públicos-alvo é o acesso a um marketplace centralizado, onde é possível transaccionar evidências sobre a sustentabilidade dos produtos e operações. Este marketplace permitirá aos consumidores ter acesso ao histórico de produtos — desde a produção até ao consumidor final — mas também que estes avaliem os produtos e contribuam para a certificação dos mesmos.
Por sua vez, os distribuidores e produtores poderão ter os seus produtos certificados de forma independente por entidades certificadoras, mas também pelos seus consumidores, tendo a hipótese de analisar dados referentes às preferências destes últimos.
Assim, através deste projecto, a Zenithwings vai facilitar o processo de certificação dos produtos, mas também garantir a qualidade dos produtos certificados, permitindo aos consumidores tomar decisões informadas em relação às suas escolhas.
Agricultura e Mar