Início / Featured / Zenithwings cria processo de certificação de produtos sustentáveis da economia azul

Zenithwings cria processo de certificação de produtos sustentáveis da economia azul

O projeto Smart Blue Chain, desenvolvido pela Zenithwings — sediada em Aveiro — ao abrigo do programa Europeu de financiamento EEA Grants, pretende criar um sistema de certificação online e offline de produtos sustentáveis do mar e aquacultura.

Neste projecto, o objectivo principal é o desenvolvimento de um processo de certificação inovador, através da criação de um mercado aberto e descentralizado de Certificação Transparente e Compreensível de Produtos Sustentáveis, direccionado ao sector da economia azul. Através da atribuição de crachás que classificam o processo de produção em várias dimensões do produto, de acordo com o nível de informações recolhidas, tanto pelo produtor, como por outras partes interessadas, nomeadamente o consumidor.

Através deste projecto, surgem “benefícios para a comunidade, composta por públicos-alvo específicos que se focam, principalmente, em quatro grupos: consumidores, certificadores, distribuidores/produtores e marcas/retalho”, garante a empresa.

Comum a todos os públicos-alvo é o acesso a um marketplace centralizado, onde é possível transaccionar evidências sobre a sustentabilidade dos produtos e operações. Este marketplace permitirá aos consumidores ter acesso ao histórico de produtos — desde a produção até ao consumidor final — mas também que estes avaliem os produtos e contribuam para a certificação dos mesmos.

Por sua vez, os distribuidores e produtores poderão ter os seus produtos certificados de forma independente por entidades certificadoras, mas também pelos seus consumidores, tendo a hipótese de analisar dados referentes às preferências destes últimos.

Assim, através deste projecto, a Zenithwings vai facilitar o processo de certificação dos produtos, mas também garantir a qualidade dos produtos certificados, permitindo aos consumidores tomar decisões informadas em relação às suas escolhas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.