Portugal vai apresentar, no próximo dia 10 de Junho, durante a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), em Nice, França, os resultados preliminares das contas dos ecossistemas marinhos para todo o seu Espaço Marítimo Nacional, com cerca de 4 milhões de km².
O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera foi mandatado pelo Governo de Portugal para prestar apoio metodológico e científico ao Instituto Nacional de Estatística (INE) na elaboração destas contas, no âmbito da implementação do Regulamento (UE) 2024/3024, que estabelece as contas dos ecossistemas como um elemento central do quadro europeu de contabilidade ambiental e económica.
Ao abrigo deste regulamento, todos os Estados-membros da União Europeia são obrigados a compilar dados sobre a extensão, a condição e os fluxos de serviços dos ecossistemas nos respectivos territórios, refere um a nota de imprensa do IPMA.
E recorda que “as contas de ecossistemas marinhos constituem uma ferramenta que permitirá quantificar, avaliar e valorar os serviços prestados pelos ecossistemas marinhos”.
As conclusões serão partilhadas pelo presidente do IPMA, Professor José Guerreiro, durante o side-event de alto nível “Delivering on the 2030 Sustainable Ocean Economy: Pledge to Develop Ocean Accounts by 2030”, a realizar-se no dia 10 de Junho de 2025, entre as 08h45 e as 10h00, na Sala 2 da Blue Zone. Esta sessão, organizada por Portugal e co-organizada pela Costa Rica, Indonésia, Maldivas, Noruega, Reino Unido, OCDE, Banco Mundial e a Parceria Global para as Contas Oceânicas (GOAP), pretende evidenciar de que forma os países estão a usar as contas oceânicas como ferramentas centrais para uma governação informada e sustentável do Oceano, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Mais informações sobre o projecto aqui.
A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3) realiza-se de 9 a 13 de Junho de 2025, em Nice, França, e é co-organizada pelos Governos de França e da Costa Rica. Sob o mote “Accelerating action and mobilizing all actors to conserve and sustainably use the ocean”, a conferência visa impulsionar a acção global para proteger os ecossistemas marinhos, promover economias oceânicas sustentáveis e acelerar soluções inovadoras para alcançar os ODS.
Agricultura e Mar