A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra anuncia a conclusão do processo de prorrogação dos contratos de concessão de serviço público dos terminais TMS-1 e TMS-2. As concessões, atribuídas respectivamente à Tersado e à Sadoport, foram prolongadas por mais 10 anos, passando a vigorar até 2034.
A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes emitiu os Pareceres Vinculativos n.ºs 80/AMT/2024 e 81/AMT/2024, no sentido favorável à prorrogação dos contratos dos terminais, que constituem duas das infra-estruturas portuárias mais relevantes do Porto de Setúbal, “desempenhando um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento do porto, das empresas e do seu hinterland”, refere uma nota de imprensa da APSS.
Desde o início das concessões, em 2004, estas duas estruturas demonstraram a sua relevância no sistema portuário nacional, oferecendo serviços diversificados e apresentando elevados índices de produtividade.
Carlos Correia, presidente da APSS, destaca que “o novo pacote de investimento acordado com as duas concessionárias está direccionado para a melhoria das condições operacionais dos Terminais, com efectivos ganhos de eficiência, bem como a melhoria da pegada ambiental da operação, dando passos seguros na transição energética já em curso no Porto de Setúbal”.
Com esta medida, a APSS “consolida a sua oferta portuária, contribuindo decisivamente para uma nova visão para o Porto de Setúbal, um porto moderno, ambientalmente sustentável, eficiente, promovendo elevados índices de intermodalidade e contribuindo para o dinamismo da economia nacional”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar