O Porto de Setúbal e a Câmara de Setúbal organizam, de 9 a 14 de Outubro, a Semana do Mar 2018. O evento tem a colaboração da Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela e da Marinha Portuguesa, bem como de diversos parceiros, entre associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com o porto, a cidade e a Economia do Mar.
Promoção do Porto de Setúbal, do Rio Sado e da cidade
“A Semana do Mar 2018 dará continuidade à valorização e à promoção da relação da cidade de Setúbal, do Rio Sado e do porto, com a população e visitantes”, referem os responsáveis pela estrutura portuária.
O evento engloba um leque variado de actividades e eventos que ligam o passado, o presente e o futuro, numa perceptiva de dar a conhecer actividades relacionadas com a Economia Azul, nomeadamente o turismo e as actividades portuárias relacionadas, que contribuem para o desenvolvimento sustentado da região de Setúbal e do País.
Vistas a veleiros
Será uma semana com diversas actividades e eventos que incluem: visitas escolares e públicas ao veleiro NRP “Sagres”, ao navio de investigação NI “Mar Portugal” e à caravela “Vera Cruz”; a Conferência “Conhecer o Mar: Investigação e Inovação”, na Casa da Baía; uma visita guiada “Creiro – Economia Marítima no Período Romano”; a simulação de um leilão à voz na Docapesca; Baptismos de Mar numa Lancha de Fiscalização Rápida; Passeios no Sado em embarcações tradicionais; uma regata de veleiros.
Navio de investigação
Como novidade, destaca-se a presença do NI “Mar Portugal” um navio de investigação e “survey” para águas profundas, pertencente ao IPMA – Instituto Português do Mar e Atmosfera. Este navio, com 75 metros de comprimento e 15 de largura, tem 16 tripulantes e pode acolher 30 investigadores.
O navio do IPMA tem operado à escala mundial, desde 2014, e está equipado para a realização de operações de geotecnia marinha, oceanografia, operações com ROV (veículos de operação remota) e levantamentos geofísicos, entre outras actividades de investigação científica.
Durante toda a semana, o terrapleno do Cais 2 receberá a já habitual iniciativa “Veleiros ao Luar”, com stands institucionais e street food & music.
Agricultura e Mar Actual