O Dia da Floresta Autóctone foi celebrado em Pombal nesta terça-feira, 23 de Novembro, com a plantação de 524 árvores e arbustos, envolvendo as 26 Eco-Escolas do concelho. De entre as várias espécies a plantar, destaque para 289 medronheiros, 92 pinheiros-mansos, 56 oliveiras e 47 carvalho-alvarinho, para além de alecrim-alto, madressilva, alfazema, azinheiras, alecrim-rasteiro e sobreiros.
A comunidade escolar da Escola Básica do 1º Ciclo do Barrocal plantou 41 oliveiras, enquanto à tarde foi a vez de alunos da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) plantarem 224 medronheiros na envolvente ao Parque Industrial Manuel da Mota, ambos em terrenos municipais. Durante o dia, as restantes Eco-Escolas realizaram a plantação de espécies nos respectivos espaços escolares.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia do Pombal, o Dia da Floresta Autóctone é celebrado a 23 de Novembro de cada ano, para assinalar a importância da floresta caracterizada pela sua capacidade de resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercaladas por chuvas relativamente intensas, mas também por ser resiliente aos incêndios.
Plantar 24 mil árvores nos próximos quatro anos
A componente ambiental assumiu-se como “uma prioridade para a Câmara Municipal de Pombal que lançou, no passado dia 14 de Novembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, o programa “Reflorestar Pombal”, com o objectivo de plantar cerca de 24 mil árvores ao longo dos próximos quatro anos”.
A iniciativa consistiu na plantação de cerca de 200 árvores na zona do Casalinho, envolvendo seis dezenas de participantes, com destaque para representantes de Eco-Freguesias, elementos dos Sapadores Florestais, e Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR.
Agricultura e Mar Actual