Início / Agricultura / Pombal celebra Dia da Floresta Autóctone com plantação de mais de 500 árvores

Pombal celebra Dia da Floresta Autóctone com plantação de mais de 500 árvores

O Dia da Floresta Autóctone foi celebrado em Pombal nesta terça-feira, 23 de Novembro, com a plantação de 524 árvores e arbustos, envolvendo as 26 Eco-Escolas do concelho. De entre as várias espécies a plantar, destaque para 289 medronheiros, 92 pinheiros-mansos, 56 oliveiras e 47 carvalho-alvarinho, para além de alecrim-alto, madressilva, alfazema, azinheiras, alecrim-rasteiro e sobreiros.

A comunidade escolar da Escola Básica do 1º Ciclo do Barrocal plantou 41 oliveiras, enquanto à tarde foi a vez de alunos da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) plantarem 224 medronheiros na envolvente ao Parque Industrial Manuel da Mota, ambos em terrenos municipais. Durante o dia, as restantes Eco-Escolas realizaram a plantação de espécies nos respectivos espaços escolares.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia do Pombal, o Dia da Floresta Autóctone é celebrado a 23 de Novembro de cada ano, para assinalar a importância da floresta caracterizada pela sua capacidade de resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercaladas por chuvas relativamente intensas, mas também por ser resiliente aos incêndios.

Plantar 24 mil árvores nos próximos quatro anos

A componente ambiental assumiu-se como “uma prioridade para a Câmara Municipal de Pombal que lançou, no passado dia 14 de Novembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, o programa “Reflorestar Pombal”, com o objectivo de plantar cerca de 24 mil árvores ao longo dos próximos quatro anos”.

A iniciativa consistiu na plantação de cerca de 200 árvores na zona do Casalinho, envolvendo seis dezenas de participantes, com destaque para representantes de Eco-Freguesias, elementos dos Sapadores Florestais, e Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.