Início / Agricultura / PCP defende criação de Empresa Pública de Reserva Estratégica Alimentar para trigo, leguminosas, batata, queijo e carne de bovino

PCP defende criação de Empresa Pública de Reserva Estratégica Alimentar para trigo, leguminosas, batata, queijo e carne de bovino

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) diz que “um País que não assume como prioridade a produção primária como forma de assegurar, em níveis razoáveis, a satisfação desta necessidade imediata das populações, é um País em que está posta em causa a sua soberania”. Por isso, defende a criação de um Plano Estratégico para a Soberania Alimentar Nacional e a criação de uma Empresa Pública de Reserva Estratégica Alimentar.

O Plano deverá ser um “instrumento de planeamento dos programas e medidas necessárias para dotar o País de capacidade de aprovisionamento e de acesso a bens alimentares e combater desequilíbrios acentuados na balança alimentar nacional”.

Nesse sentido, o PCP  defende a constituição de um Grupo de Trabalho que deverá incluir a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e representantes de cada uma das confederações agrícolas representativas dos pequenos e médios agricultores e produtores pecuários, nomeadamente da CNA — Confederação Nacional da Agricultura, Confederação Nacional dos Jovens Agricultores de Portugal (CNJAP) e Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, entre outras instituições.

Empresa Pública de Reserva Estratégica Alimentar

Segundo o Projecto de Lei n.º 901/XIV/2.ª entregue na Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do PCP, deverá ainda ser criada a Empresa Pública de Reserva Estratégica Alimentar, com o objectivo de criar, gerir e manter a reserva nacional de bens alimentares prioritários.

São incluídos na reserva nacional de bens alimentares, pelo menos, os seguintes produtos: trigo; leguminosas; batata; queijo; carne de bovino (de conservação).

A dimensão e distribuição de produtos incluídos na reserva nacional de bens alimentares prioritários são estabelecidas em base semestral, tendo como objectivo assegurar graus de auto-aprovisionamento nacionais de bens alimentares prioritários superiores a 50%.

A reserva nacional de bens alimentares prioritários será constituída, sempre que possível, por produtos provenientes da pequena e média agricultura, da pesca local e costeira e da pequena e média indústria agroalimentar.

“Medidas urgentes “

Explicam os comunistas que a situação actual no que concerne à produção agroalimentar nacional “requer a adopção de medidas urgentes que invertam o sentido de dependência a que se assiste, impondo-se o investimento em conhecimento e promoção de espécies autóctones, adaptadas às condições do País, aos desafios das alterações climáticas e da produção sustentável e às suas necessidades alimentares”.

“Importa preservar o uso dos solos mais produtivos para a prática agrícola e assim melhorar os níveis de auto-aprovisionamento de alimentos”, acrescentam.

No caso particular dos cereais, o Grupo Parlamentar do PCP0 destaca que “com o desmantelamento da EPAC [Empresa Pública de Abastecimento de Cereais] e com as dificuldades criadas à produção e armazenamento dos cereais, perderam-se sementes e conhecimento, instalando-se a descrença nesta produção, ocupando-se as terras com outras culturas e em especial monoculturas, com os perigos de desertificação dos solos, de contaminação por agroquímicos e vulnerabilidade a pragas que os modos agrícolas super-intensivos acarretam”.

Pode ler o Projecto de Lei n.º 901/XIV/2.ª completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.