A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, inaugurou ontem, 15 de Setembro, a Feira Expodemo, a convite do presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, que tem a cargo a organização do certame de promoção e projecção das potencialidades económicas, culturais e sociais do concelho e da região. Um certame de “exaltação à maçã, fruto da terra”.
Na visita, Maria do Céu Antunes — que antes tinha inaugurado as Caves Terras do Demo, um espaço de visitação, exposições e venda de produtos locais — referiu que “estamos num certame de exaltação à maçã, fruto da terra, onde se aproxima a agricultura das pessoas, onde se criam pontes entre os produtos endógenos, a gastronomia, o turismo, a cultura. E que bom é saber que há boas previsões para 2023 no que diz respeito à maçã de Moimenta”.
Num contexto marcado pelos efeitos das alterações climáticas e por fortes intempéries, a ministra realçou ainda que “o Governo está empenhado em garantir as melhores respostas”. “E queremos continuar a apostar na simplificação administrativa, na digitalização, no reforço da proximidade e na criação das melhores condições a um desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo. Nenhum agricultor poderá ficar para trás. Esta é a nossa prioridade”.
A cerimónia de inauguração da Expodemo contou ainda com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.
A Expodemo arrancou a 14 de Setembro e mantém as portas abertas até domingo, 17 de Setembro.
Conheça todo o programa aqui.
Agricultura e Mar