A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza tem sido o centro de uma enorme polémica devido às empresas agrícolas que detém com a sua família, as quais Inês Sousa Real garante que não fazem agricultura intensiva e que não possuem estufas, mas sim “túneis”. Como se não fosse suficiente esta polémica, que já divide os militantes do partido — com alguns a defenderem a sua demissão — nos últimos dias são muitos os caçadores a partilharem nas redes sociais fotos de uma das empresas de Inês Sousa Real, a Berry Dream, em que se vê claramente que aquela exploração agrícola está numa Zona de Caça Associativa, com o processo Nº 5144.
Em declarações ao agriculturaemar.com, a direcção da Associação Clube de Caçadores e Pescadores das Taipadas e Quintas, situada em Canha, concelho do Montijo, responsável pela Zona de Caça Associativa, com o processo Nº 5144, disse que “a propriedade está instalada em 4 ha de terreno. Mas ninguém lá vai caçar. Não há caça. As estufas afugentam os animais”.
Disse ainda a mesma fonte que os terrenos da Berry Dream estão alugados ao próprio presidente da Associação Clube de Caçadores e Pescadores das Taipadas e Quintas.
“Cá estaremos para apoiar a Doutora Inês Sousa Real caso seja atacada pelos militantes do PAN pelas suas actividades agrícolas e cinegéticas! É essa a nossa função, defender o mundo rural e as suas actividades”, escreve a ANPC — Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade — que tem como objectivo a defesa da propriedade rural e das actividades que asseguram a sustentabilidade do mundo rural e as funções essenciais destes espaços, em particular da caça e da biodiversidade — na sua página de Facebook.
A Berry Dream dedica-se essencialmente à produção de framboesa e mirtilos. Uma denúncia enviada ao jornal Nascer do SOL acusava o uso de estufas por parte das empresas associadas a Inês Sousa Real. A deputada, no entanto, esclareceu ao jornal que se tratam de ‘túneis’, que “contrariamente a um sistema de estufas, sendo abertos, permitem, como referimos anteriormente, a entrada do ar, circulação de animais, respiração do solo e circulação das águas da chuva”.
Agricultura e Mar Actual