A AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho era presidida pelo município do Cartaxo desde a sua constituição, em 2007. Contudo, as recentes eleições ditaram uma mudança, com a passagem da presidência para o município algarvio de Lagoa. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve presente na tomada de posse e homenagem a autarcas, que ocorreu no passado dia 25 de Novembro, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.
José Arruda, secretário-geral da AMPV, revela que “esta é uma mudança natural no seio de uma associação que está a crescer de ano para ano, que representa um número cada vez maior de municípios, que vê de dia para dia a sua rede de trabalho e de parcerias cada vez mais forte e que está cada vez mais dinâmica, liderando projectos diferentes, diferenciadores e ambiciosos nas áreas da promoção do vinho, do enoturismo, da gastronomia ou até dos azeites”.
Na cerimónia, a ministra da Agricultura salientou que “o vinho é um reconhecido embaixador do nosso País. Além disso, é motor de um desenvolvimento socioeconómico coeso e sustentável. E, para que assim seja, a proximidade e a cooperação são, sem dúvida, alicerces de uma estratégia de sucesso na construção de políticas públicas”.
As eleições para os Órgãos Sociais para o quadriénio 2021-2025 aconteceram na passada quinta-feira, dia 25 de Novembro, na sede da associação, em Santarém. Desta forma, foi eleito presidente do conselho directivo Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, enquanto que Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, foi eleito presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal.
Homenagem aos autarcas
Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a AMPV prestou homenagem aos autarcas que cessaram funções no anterior mandato da AMPV, nomeadamente Pedro Ribeiro, presidente cessante do conselho directivo, Ângelo Moura, presidente cessante da mesa da Assembleia Intermunicipal, e ainda José Calixto, presidente da Recevin — Rede Europeia das Cidades do Vinho.
Para além destas individualidades, foram homenageados os autarcas fundadores da associação e os que cessaram funções no anterior mandato nas Câmara Municipais.
Agricultura e Mar Actual