O Grupo Jerónimo Martins vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, amanhã, 16 de Outubro, com a realização da conferência Dieta Mediterrânica à Portuguesa e a inauguração de “Juliana – uma exposição fotográfica”, que pode ser visitada até ao próximo domingo, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
A conferência vai ser transmitida em streaming, aqui, a partir das 8h45.
Como defensor da Dieta Mediterrânica, cujos princípios há muito estão integrados no desenvolvimento de soluções alimentares comercializadas pelo Pingo Doce, o Grupo Jerónimo Martins pretende reforçar a adesão dos portugueses a esta dieta que garante uma alimentação saudável, acessível e sustentável.
“A Dieta Mediterrânica, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é considerada como um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo, uma herança milenar que nos caracteriza enquanto povo, que é importante conhecer e preservar”, refere uma nota de imprensa do Grupo.
40.º aniversário do Pingo Doce
Com este propósito, e também como forma de assinalar o 40.º aniversário do Pingo Doce que se celebra este ano, o Grupo Jerónimo Martins organiza a Conferência Dieta Mediterrânica à Portuguesa, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa (no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020), da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e com o patrocínio científico da Direcção-Geral da Saúde.
Nesta conferência, que conta com a curadoria científica do director da FCNAUP, Pedro Graça, e com a participação da ministra da Agricultura, especialistas de diversas áreas do sistema alimentar, desde a produção à saúde e sustentabilidade, debatem a herança, o presente e o futuro da Dieta Mediterrânica.
O evento vai ser transmitido em streaming, aqui, e, até ao momento, já tem mais de 2.000 inscrições.
Paralelamente à conferência, “Juliana – uma exposição fotográfica”, da autoria do fotógrafo Luís Mileu, é uma homenagem a todas as mulheres cujas mãos e saber mantêm viva a Dieta Mediterrânica à Portuguesa.
Agricultura e Mar Actual