A Syngenta apresentou um dos serviços de mapeamento de solos com maior resolução a nível mundial, o Interra Scan, no Fields of Innovation 2022, o principal evento de inovação agrícola da Europa. Trata-se de uma inovação de precisão para ajudar os agricultores a optimizar o uso dos factores de produção e “um passo importante no compromisso da Syngenta em apoiar a agricultura regenerativa através da restauração da saúde dos solos agrícolas”.
O serviço Interra Scan, que oferece análise de precisão do solo para ajudar os produtores e agrónomos a optimizar a nutrição das culturas e a saúde do solo, estará disponível numa primeira fase para os agricultores da Europa continental, refere uma nota de imprensa da Syngenta.
O Interra Scan oferece mapeamento de solo de alta resolução para até 27 camadas de informação, fornecendo aos produtores informações precisas sobre a saúde do solo. “O Interra Scan produz mapas de alta resolução a que os agricultores podem aceder via computador através da plataforma Interra Scan”, explica Mark Hall, director de Negócio Sustentável e Responsável para Europa, Africa e Médio Oriente.
E acrescenta que “a sua tecnologia de detecção fornece mapas de todos os parâmetros habitualmente analisados no solo, incluindo, pH, textura do solo, matéria orgânica, carbono e capacidade de troca catiónica, bem como orografia e disponibilidade hídrica das plantas – no total oferece mais de 800 pontos de referência de dados por hectare. É o equivalente a um check-up médico completo para os humanos, mas neste caso aplicado ao solo”.
Período de análise muito mais amplo
O mapa permite que os produtores compreendam a textura, nutrientes e teor de carbono dos seus solos de forma a optimizar a nutrição e a captura de carbono. A metodologia utilizada pelo Interra Scan também permite um período de análise muito mais amplo em comparação com outros sistemas de mapeamento de solos. O seu desempenho não é afectado por humidade do solo, compactação, culturas de cobertura ou pelo estado da cultura, o que significa que há muito poucas limitações ao período temporal em que pode ser utilizado, realça mesma nota.
O lançamento do Interra Scan é “mais uma prova do compromisso da Syngenta em ajudar os agricultores a criar solos saudáveis, que são a base do nosso sistema alimentar. Trazer esta solução topo de gama para o mercado demonstra também como o investimento da Syngenta em inovação tem vindo a apoiar de forma crescente a adopção de uma agricultura regenerativa”, garante a empresa.
Falando sobre a nova tecnologia, Alexandra Brand, directora regional de Protecção de Culturas para Europa, Africa e Médio Oriente, afirmou que “o nosso interesse em tecnologia de mapeamento de precisão de solos é crescente porque a saúde do solo é a base para a saúde das plantas. Compreender a variabilidade dos nutrientes e as propriedades de textura dos solos agrícolas resulta na optimização da aplicação localizada dos factores de produção (fertilizantes, semente, etc.) com ganhos económicos e ambientais”.
Ao fornecer um diagnóstico preciso tanto do carbono orgânico como do carbono activo no solo, o Interra Scan pode permitir que os produtores ajustem os seus sistemas agrícolas levando a benefícios para a saúde do solo a longo prazo.
“Os solos saudáveis podem não só melhorar a produção alimentar, mas também mitigar as alterações climáticas. Têm um papel vital a desempenhar como sumidouro de carbono natural. O investimento em inovação de precisão como o Interra Scan significa que os produtores serão capazes de evitar tratar toda a parcela agrícola da mesma forma, tomando decisões informadas sobre o que aplicar exactamente, onde e quanto”, explicou Alexandra Brand.
“Dada a situação económica actual e o custo do calcário, fertilizantes e sementes, isto pode oferecer um valor económico imediato aos produtores, bem como uma solução potencial a longo prazo que pode ajudá-los a reduzir as emissões de carbono e a combater as alterações climáticas através de práticas agrícolas regenerativas”, disse Robert Renwick, director de Sustentabilidade do Negócio para Europa, Africa e Médio Oriente.
Serviço Interra Scan
O processo de recolha de dados no terreno inclui dois passos: primeiro, o solo é digitalizado com tecnologia de detecção de raios gama pela SoilOptix para mapear todos os nutrientes convencionais e as propriedades físicas do solo e, simultaneamente, são recolhidas amostras de solo físico.
Os mapas em bruto, os dados do solo e as amostras de solo são então combinados e processados para produzir até 27 camadas de alta-definição sobre as propriedades do solo. Os produtores acedem facilmente, através de uma plataforma digital, aos resultados num mapa único de propriedades do solo a partir do qual podem criar mapas de aplicação de taxa variável dos factores de produção à sua cultura.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar