Início / Agricultura / Autarca de Barcelos apela aos “poderes de decisão” que “olhem de frente para os problemas estruturais do sector” agrícola

Autarca de Barcelos apela aos “poderes de decisão” que “olhem de frente para os problemas estruturais do sector” agrícola

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, visitou ontem, 13 de Outubro, a Expo Agribar – em Vila Boa, onde relembrou que “a guerra que actualmente afecta a Europa veio demonstrar a importância que a produção agrícola tem para a subsistência dos povos, que essa má experiência sirva para que os poderes de decisão olhem de frente para os problemas estruturais do sector e contribuam para o seu dinamismo e desenvolvimento”.

Mário Constantino exaltou o “espírito de resiliência” dos agricultores do concelho. “Que eu me lembre, este sector sempre viveu mais da resiliência, do trabalho esforçado e da dedicação dos agricultores, do que dos apoios ou até reconhecimento de quão importante é o trabalho que fazem”, disse Mário Constantino, no decorrer da visita que ontem efectuou à Expo Agribar – Feira de Campo do Norte, que se realizou em Vila Boa, Barcelos.

E enaltecendo o trabalho da Cooperativa Agrícola de Barcelos no apoio aos agricultores e produtores de leite, o edil sublinhou “o dinamismo e o trabalho desenvolvido” por esta “instituição quase centenária, que, sonhada por um grupo de agricultores barcelenses, tem-se constituído como um motor de desenvolvimento do Concelho”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Também presente ontem em Barcelos, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aproveitou a realização da Expo Agribar para transmitir aos agricultores as linhas mestras estratégicas do PEPAC – Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum já aprovado pela Comissão Europeia.

Desconto de 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola

A ministra da Agricultura disse ainda que os agricultores vão beneficiar de um desconto de 10 cêntimos por litro de gasóleo, face aos preços praticados em 2021. A garantia foi deixada esta tarde, pela ministra da tutela, quando encerrava a sessão solene promovida no âmbito da Expo Agribar.

Perante uma plateia de mais de meio milhar de agricultores, Maria do Céu Antunes referiu ainda os apoios concedidos recentemente aos vários sectores de actividade agrícola (cerca de 10 milhões), a que acrescentou a medida recentemente anunciada de 3,5 milhões para atenuar o impacto dos altos preços energéticos.

No fecho da sessão, Maria do Céu Antunes partilhou com os presentes uma série de slides relativo à PAC – Política Agrícola Comum 2021-2023.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.