Início / Agricultura / Entrada em produção de novas plantações intensivas de amêndoa levam a aumento de 20% na colheita

Entrada em produção de novas plantações intensivas de amêndoa levam a aumento de 20% na colheita

O investimento na plantação de novos amendoais teve “evidentes reflexos na produção”, revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As condições meteorológicas promoveram um adiantamento do ciclo vegetativo nas amendoeiras, pelo que a colheita da amêndoa está praticamente concluída, refere o Boletim Mensal.

A entrada em produção das novas plantações intensivas de amêndoa, quer nas principais regiões produtoras (Trás-os-Montes e Alentejo), quer noutras regiões com menor tradição nesta cultura (Beira Interior), permitiram um aumento de 20% na produção, face à campanha anterior, devendo alcançar as 38 mil toneladas (o maior valor desde 1997) de amêndoas com bom calibre e qualidade.

Realçam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística que “o interesse nesta cultura é claramente reflectido no incremento da área de amendoais, que entre 2010 e 2020 aumentou 95% e, de forma ainda mais expressiva (sobretudo devido à intensificação dos novos pomares), no aumento da produção, tendo passado das 7,7 mil toneladas em 2011, para as 37,9 mil toneladas previstas em 2021, o que corresponderá a uma variação de +394%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.