Início / Agenda / Programa Green Cork apresenta campanha 2021/22 para reciclagem da cortiça e do vidro e contribuir para a reflorestação de Portugal
Foto: Apcor

Programa Green Cork apresenta campanha 2021/22 para reciclagem da cortiça e do vidro e contribuir para a reflorestação de Portugal

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em parceria com a Missão Continente, Corticeira Amorim e BA Glass e com o apoio da Câmara Municipal da Maia, irão realizar no próximo dia 25 de Outubro entre as 10h30 e as 11h40, no Auditório da Quinta da Gruta, a Conferência de Lançamento da Campanha e Programa Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2021/2022.

O objectivo é desenvolver várias actividades ligadas ao tema “A Cortiça no Ano Internacional do Vidro” e que este ano conta com o apoio da BA Glass, promovendo a reciclagem da cortiça e do vidro e da conservação da floresta portuguesa através da plantação de espécies autóctones. Terá lugar nesta sessão a apresentação das actividades a desenvolver no corrente ano lectivo e a entrega de prémios às entidades vencedoras da edição de 2020/2021.

A organização da iniciativa aceita inscrições até às 18 horas de dia 24 de Outubro, quer para estar presente presencialmente quer para assistir via Zoom, e para esse efeito basta enviar um e-mail para greencork@quercus.pt e referir o modo que pretende assistir. Caso não consiga realizar a inscrição prévia poderá assistir à conferência que será transmitida em directo na página de Facebook do Green Cork, aqui.

Campanha Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros

A Campanha Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros promove a recolha de rolhas de cortiça junto das Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Escuteiros de todo o País, e serão premiadas as entidades que mais esforço demonstrarem ao longo dos próximos 9 meses.

A campanha e o programa enquadram-se no projecto Green Cork, que resulta de uma parceria que envolveu várias centenas de milhares de alunos e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas e a plantação de mais de 1 milhão e 200 mil árvores desde 2008.

O montado de sobro contribui para a conservação da biodiversidade e para a sobrevivência de muitas espécies de fauna autóctone, algumas em perigo de extinção. A sua importância é igualmente notória no plano da fixação de CO2, na regulação do ciclo hidrológico e na retenção de água, na prevenção da desertificação e do despovoamento das áreas rurais, referem os responsáveis pelo projecto.

E acrescentam que a reciclagem, além de permitir a reutilização da cortiça em novos produtos, permite estender o seu ciclo de vida e os benefícios ambientais associados, em particular a sua capacidade de armazenar CO2.

O Green Cork ajuda a responder a outros desafios, nomeadamente na promoção da literacia ambiental e a plantação de árvores que integram a floresta autóctone portuguesa (em que se inclui o sobreiro).

Através da receita das rolhas entregues para reciclagem, a Quercus financia o projecto “Floresta Comum”, ao abrigo da qual já foram plantadas mais de 1 milhão e 200 mil árvores. Este projecto tem como missão promover a produção, angariação e distribuição de árvores autóctones a projectos que demonstrem motivação, comprovem competências e possuam os meios necessários para proceder ao plantio e cuidado das florestas que tencionam plantar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.