Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg) mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi animada. A oferta aumentou em relação à semana passada e a procura sofreu uma descida no início da semana, mas depois recuperou.
A oferta de frango das classes de peso mais elevadas pontualmente é abundante, pelo que se prevê que os preços diminuam nas próximas semanas. A oferta de galinhas vivas pesadas foi abundante, tendo-se registado um decréscimo das respectivas cotações (-10 cêntimos / kg na cot. mín. e -5 cêntimos / kg nas cot. máx. e +freq.). As cotações do peito e da perna de peru apresentaram um aumento (+10 cêntimos / kg).
No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Estabilidade de cotações.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior, pela 4ª semana consecutiva.
Na Beira Litoral a oferta de ovos foi média na área de mercado de Dão-Lafões e foi relativamente abundante no Litoral Centro. A procura foi média em Dão-Lafões e relativamente animada no Litoral Centro. Quer a oferta, quer a procura, baixaram em relação à semana passada em Dão- Lafões.
A oferta devido à realização de vazios sanitários e outros métodos de controlo da produção e a procura devido à passagem da quadra da Páscoa, em que a procura ovos aumenta significativamente. Completa estabilidade de cotações.
No Ribatejo e Oeste a oferta foi relativamente abundante e a procura foi média, tendo-se mantido em relação à semana passada, pois a procura registou um aumento inferior ao esperado na quadra Pascal. Estabilidade das cotações dos ovos de gaiola, na produção e classificados e dos ovos de solo e ar livre.
Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar