A Nova School of Science and Technology (FCT Nova – Campus da Caparica) recebe, nos próximos dias 23 e 24 de Março, o Nova Azul, um conjunto de palestras e diversas actividades relacionadas com o Oceano. Idealizado e impulsionado por Leonor Pessanha, aluna de Engenharia do Ambiente da FCT Nova, que transformou a sua paixão pelo horizonte azul num evento aberto ao público, o Nova Azul vai reunir um conjunto diferenciado de oradores que darão voz aos mais variados temas relacionados com o mar e uma nova visão sobre o Oceano.
O evento conta com o apoio do MARE/ARNET e do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT Nova.
Durante dois dias serão abordados temas diversos, começando pela investigação científica, a exploração sustentável de recursos marinhos e as ameaças como as alterações climáticas e a poluição marinha, as estratégias de conservação e o aumento da resiliência do Oceano, a igualdade de género no acesso à educação e emprego, os desportos náuticos como a vela, mergulho e fotografia subaquática, a educação ambiental e a literacia do Oceano. Abordagens essenciais para que se consiga alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e uma Sociedade Azul.
Temas em debate
No primeiro dia, 23 de Março, destaca-se uma conversa moderada por Marta Martins (MARE-Nova) sobre Desafios e Oportunidades para o Crescimento Azul e as palestras científicas, lideradas por investigadoras do MARE.
A investigadora Paula Sobral (ALPM, MARE-Nova), pioneira na investigação sobre microplásticos e lixo marinho em Portugal e presidente e fundadora da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, coordena diversos projectos de investigação nacionais e internacionais sobre distribuição e abundância de microplásticos nos oceanos e zonas costeiras e o seu impacto na vida marinha. “Plástico: olhar e não ver” é o tema da sua palestra.
Ana Faria (MARE-ISPA) e Sílvia Lourenço (MARE-IPLeiria) encerram o painel da manhã com palestras subordinadas às “Alterações Climáticas: ameaças aos ecossistemas marinhos” e “Potencialidades na integração de invertebrados marinhos em sistemas de produção multitróficos”, respectivamente. Ana Faria, Doutorada em Ecologia Marinha, tem dedicado a sua investigação ao estudo do comportamento e fisiologia de peixes, com foco no impacto das alterações climáticas nas fases larvares e juvenis. A investigadora Sílvia Lourenço dá a conhecer o trabalho que desenvolve na diversificação de espécies para aquacultura, sobretudo de espécies de baixo nível trófico (equinodermes e moluscos bivalves).
Na segunda parte deste primeiro dia, destaca-se a intervenção de Carla Dâmaso (Observatório do Mar dos Açores), que desde 2013 desenvolve um trabalho dedicado à educação ambiental marinha no Centro de Ciência. Também dos Açores, chega Jorge Fontes (Okeanos – Universidade dos Açores), mentor do projeto “PILOTtags” que usa ferramentas não-invasivas para estudar tubarões e jamantas.
Desportos náuticos
O segundo e último dia do Nova Azul conta com seis oradores. Começa com a intervenção de Francisco Lufinha, recordista mundial de kitesurf e kiteboat, que vai abordar o tema dos desportos náuticos como faísca para a preservação do Oceano.
Segue-se a palestra de Norberto Serpa, mais conhecido como “lobo do mar”. Foi pescador, técnico em biologia marinha, mergulhador profissional, skipper de embarcações e durante mais de 30 anos, colaborador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, onde trabalhou com as maiores personalidades mundiais na investigação marinha. Actualmente cruza Oceanos a bordo do Veleiro “Taka Tres” com a missão de alertar e sensibilizar para a importância de um mundo mais ecológico e sustentável.
Cabe a João Rodrigues encerrar as palestras deste segundo dia com a intervenção intitulada de “Casa de Neptuno”. Colaborador da National Geographic e director da Chimera Visuals, João Rodrigues é cineasta, fotojornalista e biólogo marinho especializado em história natural e conservação. Foi também o primeiro português a conquistar o primeiro lugar no prestigiado concurso do Museu de História Natural de Londres. Tem mergulhado nas águas geladas dos mares nórdicos e nos recifes de coral dos trópicos e assumiu como missão contar histórias dos oceanos através da imagem.
A primeira edição do Nova Azul conta ainda com as palestras de Gigi Torras (Daughters of the Deep), Alba Iglesias (Sea Riders Azores), Carla Palma (Instituto Hidrográfico), Bernardo Queiroz (Mercedes Benz Oceanic Lounge) e João Macedo (Surf Academia e Hope Zones Foundation).
O Nova Azul terá também uma área de expositores — MARE, ARNET, Instituto Hidrográfico, Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Daughters of the Deep, Sea Riders, Ecozoic, Núcleo de Surf da FCT Nova e Eco Pick — que proporcionarão aos participantes actividades interactivas e experiências.
Serão ainda realizados diversos giveaways, entre outros, observação de golfinhos, aulas de surf e baptismos de mergulho.
Pode seguir as novidades do Nova Azul aqui.
Agricultura e Mar