Início / Agenda / 55ª edição da AGRO espera mais de 40 mil visitantes em Braga

55ª edição da AGRO espera mais de 40 mil visitantes em Braga

A AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação vai regressar ao Altice Forum Braga, entre 30 de Março e 2 de Abril, com mais de 200 expositores espalhados por uma área de 25 mil metros quadrados. Durante os quatro dias do evento, são esperados mais de 40 mil visitantes, garante a organização.

Com o apoio do Município de Braga, serão recebidas 2.000 crianças das escolas do primeiro ciclo do concelho. “É a maior feira alguma vez feita”, regozijou-se o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, durante a apresentação do evento, que decorreu esta quarta-feira, 22 de Março.

Uma das maiores feiras do sector agrícola chega à 55º edição com os clássicos concursos pecuários e restaurantes de carne com Denominação de Origem Protegida (DOP), que atraem milhares de pessoas, mas também volta a apostar em conferências e seminários que reflectem sobre o futuro do sector e, ainda, nos showcookings, com cerca de 30 momentos previstos, orientados por jovens talentos e chefs conceituados.

30 sectores representados

Dos 30 sectores representados no evento, a imponência das máquinas agrícolas e alfaias promete voltar a dar nas vistas. O recinto exterior do Altice Forum Braga vai acolher 450 máquinas agrícolas de mais de 50 marcas e fabricantes. “Temos a maior exposição de maquinaria agrícola do país. Não conseguimos integrar todas as empresas que queriam cá estar”, frisou o administrador executivo da InvestBraga.

Em relação à área animal, nomeadamente o sector leiteiro, a exposição e concurso da raça Holstein Frísia voltará a ser um dos destaques desta edição. Ao todo, serão mais de 60 vacas em exposição da raça Frísia. Depois, estão previstos mais oito concursos pecuários com mais de 300 animais em exibição. Segundo o diretor operacional da InvestBraga, José Olímpio, “o setor leiteiro é muito importante para atração de visitantes”. Este ano, a organização dá uma atenção especial ao bem-estar animal e “não haverá animais presos”, assegurou o responsável. Além disso, alunos de escolas profissionais da região vão “monitorizar de forma permanente” o gado presente no certame, acrescentou.

A 55ª edição da AGRO será, ainda, feita de um salão de alimentação, com azeites, chocolates, compotas, doçaria, conservas, queijos, produtos regionais, fumeiro tradicional e vinhos, para além de a área de restauração, onde estarão presentes seis restaurantes de carnes DOP e dezenas de tasquinhas de fumeiros e produtos regionais.

Demonstrações e degustações

Em relação às demonstrações e degustações na cozinha, estas servirão de plataforma de divulgação dos produtos regionais e endógenos dos expositores presentes. “Queremos mostrar nos showcookings os produtos típicos, mas não vamos ter só carnes. Haverá pratos saudáveis, de peixe, doces, entre outros mais ou menos elaborados”, exemplificou o director comercial, Henrique Martins.

Às áreas da restauração, maquinaria e concursos de pecuários, juntam-se, este ano, expositores com utilidades domésticas e bem-estar, a pensar nas famílias que acorrem em massa à feira. Dos colchões a aparelhos de cozinha, esta é uma nova aposta que diferencia a edição deste ano da feira.

Referência no Norte

A organização, a cargo da InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica e do Município de Braga, realça que esta é uma das mais importantes feiras de agricultura do Noroeste Peninsular, sendo a mais importante feira de agricultura, pecuária e alimentação do Norte de Portugal. É a única feira portuguesa a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers. A AGRO faz ainda parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, sendo todos os seus dados estatísticos (entradas, metros alugados, número de expositores) devidamente atestados.

Os bilhetes para os quatro dias de feira já estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e em Meo BlueTicket (aqui), sendo esta última a opção de compra mais barata. A entrada é gratuita até aos 12 anos e, a partir dos 13 anos, custa 3,50 euros por dia.

Toda a informação sobre a AGRO pode ser consultada aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.