O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, considera que com a descida do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) o Governo “está a dizer que o País está a saque e a grande distribuição tem carta branca para poder continuar a saquear o País”. O Bloco propõe que os preços destes alimentos sejam tabelados.
Pedro Filipe Soares reagiu assim na tarde desta segunda-feira, 27 de Março, à descida do IVA em bens essenciais, considerando que “a medida demonstra falta de coragem do Governo para combater o abuso que existe neste momento nos preços do supermercado”.
Para o deputado bloquista, “quem vai ao supermercado tem a garantia de que é assaltado e os lucros da grande distribuição são prova desse assalto”, já que “num ano de todas as dificuldades, os lucros das grandes empresas da distribuição dispararam para níveis recorde”. Neste contexto, “o Governo diz que vai baixar o IVA, assumindo que tem um compromisso com aqueles que têm estado a lucrar exactamente com este abuso”.
“Tanto suspense sobre esta medida resultou no Governo ajoelhar perante os interesses daqueles que têm lucrado abusivamente ao faltar a coragem de tabelar preços”, prosseguiu Pedro Filipe Soares. E “quando as pessoas precisavam de quem as defendesse, o que o Governo faz é dar a mão com aqueles que têm abusado dos preços no nosso País”, avança o meio de comunicação do BE, esquerda.net.
Agricultura e Mar