A 31ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que arrancou ontem, 27 de Julho, e ocorre até 6 de Agosto, contou com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, na sessão de abertura, o qual disse que o certame “é a prova de onde podemos chegar quando se mobilizam vontades”. Eventos desta dimensão permitem “ligar a economia ao território”.
A XXXI Expofacic conta com a presença de mais de 500 expositores, cerca de 70% dos quais representativos dos sectores industrial, comercial, de serviços e agrícola, sendo os restantes espaços de exposição dedicados às Juntas de Freguesia, associações, entidades institucionais, gastronomia e artesanato nacional e internacional, avança a autarquia de Cantanhede em nota de imprensa.
“Feiras como esta são absolutamente essenciais, pois valorizam e divulgam os nossos produtos, permitem-nos conhecer o que se faz noutros locais e, assim, aprender também com os outros”, disse Augusto Santos Silva, felicitando o Município de Cantanhede e a Inova-EM por, ano após anos, “aumentar a importância” da Expofacic no contexto nacional, refere a autarquia em nota de imprensa.
Adianta a mesma nota que, ao intervir na sessão de abertura da Expofacic, Augusto Santos Silva “deu conta que o País nunca conheceu uma conjuntura tão favorável” e, por isso, “não se pode perder a oportunidade” de fazer crescer a economia. Para além dos meios financeiros que temos à disposição — com o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência — que atingem “os valores mais altos de sempre”, o País tem hoje “uma população activa a crescer, abundância de talento e inverteu o declínio demográfico”.
Já a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, considerou que o sucesso da Expofacic “também é resultado do modo como os munícipes de Cantanhede se sentem implicados, mesmo que seja apenas pelo sentimento comum de orgulho que o evento suscita a quem vive no concelho ou tem nele as suas origens”.
Saiba tudo sobre a Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede aqui.
Agricultura e Mar