A Atlantic Hub, empresa global que ajuda empresários brasileiros no processo de internacionalização de empresas a partir de Portugal, vai trazer 600 empresários ao Web Summit 2022, que se realiza na FIL, em Lisboa, de 1 a 4 de Novembro.
O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 19 de Setembro, na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, pelo CEO da Atlantic Hub, Eduardo Migliorelli, durante uma Conferência organizada em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e o escritório de advogados Brasil Salomão, e com o apoio da agência de marketing digital Bauc..
A iniciativa desencadeada pela autarquia de Matosinhos, inserido no mês das empresas “Be Matosinhos”, debateu “fórmulas” de como inserir o seu negócio no norte e discutiu diversos temas como a internacionalização, sustentabilidade e felicidade no trabalho – uma das tendências reflectidas pelo Grupo Lionesa.
Portugal como porta de entrada para a Europa
Eduardo Migliorelli, explica que a sua ideia de negócio surgiu após vários amigos lhe terem dito que não tiveram sucessos empresariais em Portugal. Foi então que percebeu que tinha uma dor para resolver. Para o auxiliar, juntou-se a um escritório de advogados, a Brasil Salomão, e fundou, em 2016, a Atlantic Hub.
O propósito da empresa é apoiar empresários brasileiros na internacionalização do seu negócio, considerando Portugal como porta de entrada para a Europa, através de consultoria, atendimento, estudos de mercado e go to marketing. Auxilia também o desenvolvimento de parcerias, sinergias e networking. Neste momento, de acordo com o CEO da Atlantic Hub, “está a decorrer a Missão Empresarial Web Summit 2022, que começou em 2017 com 30 empresários e este ano conta com cerca de 600 brasileiros”.
A Atlantic Hub, em Agosto, realizou o evento Atlantic Connection em São Paulo, Brasil, no qual um dos moderadores da Conferência Atlantic Talks Matosinhos, Fernando Senise, sócio da Brasil Salomão, fez parte do painel. Participaram 300 brasileiros, e quando Eduardo Migliorelli subiu ao palco e perguntou “quem tem interesse em ir para Portugal no prazo de 6 meses a um ano?”, “praticamente todos levantaram a mão, o que me fez pensar – onde é que vamos construir casa e empresa para todas estas pessoas”, declarou Eduardo Migliorelli.
A preocupação do CEO da Atlantic Hub é que, por vezes, o negócio destes empresários não têm lugar em Portugal, por isso a sua empresa analisa o mercado, cria uma estratégia delineada, um business plan e plano de marketing para se atinja o sucesso. A maioria dos seus clientes veio para ficar, sendo que a grande parcela instalou-se em Cascais, outros no norte de Portugal.
“Identificámos uma atitude global em Portugal e vimos facilidade pela língua ser a mesma. Somos uma startup e atendemos 53 países. Repetimos a nossa cultura de empresa feita no Brasil na região norte de Portugal, onde a aderência é muito forte”, segundo Marcelo Bastos, director comercial e administrativo da Sizebay Portugal e Brasil.
Agricultura e Mar