António Pimentel Saraiva acaba de assumir a função de director executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos. O desafio do novo responsável passa agora por assegurar o plano anual de actividades da Associação para o triénio 2023-2025.

“Trabalhar para uma associação muito jovem que integra produtores e processadores do Centro e do Sul do País está a ser muito estimulante, quer pelo perfil dos seus associados quer pelo crescimento sustentado que estas fileiras de frutos secos têm demonstrado nos últimos anos. E é também muito interessante o dinamismo e capacidade de incorporação de novas tecnologias por parte dos produtores, que procuram melhorar a sua eficiência diariamente”, afirma o novo director executivo da Portugal Nuts.
E acrescenta que “as condições de que o País dispõe e a proximidade a mercados de alto valor, estão a criar oportunidades de negócio para que a amêndoa e a noz de origem portuguesa contribuam para satisfazer a procura dos consumidores nacionais e europeus que valorizam a sustentabilidade. Um sector com estas perspectivas deve ser acarinhado e as suas necessidades devem ser ouvidas pelos decisores para que a competitividade destas culturas não se veja incompreensivelmente ameaçada”.
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Saraiva teve anteriormente uma carreira diversificada na Syngenta em Portugal e Espanha, tendo ocupado a função de Director de Sustentabilidade para África, Médio Oriente e Turquia nos últimos 4 anos. Foi presidente da Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas durante oito anos (2001-2009).
Entre 2012 e 2018 foi presidente do conselho de administração da Companhia das Lezírias. Neste período foi também presidente da direcção da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
A apresentação formal do novo director executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos aconteceu durante o II Congresso Portugal Nuts que se realizou no passado dia 9 de Maio, em Beja, onde estiveram presentes cerca de 500 participantes, entre os quais a grande maioria dos Associados que engloba produtores a processadores.
Saiba mais sobre a Portugal Nuts aqui.
Agricultura e Mar