A Agenda Mobilizadora InsectERA conta com um apoio de 29,1 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para incentivar a industrialização e comercialização de produtos inovadores com base em insectos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador sector da biorremediação.
A sessão de lançamento da InsectERA, liderada pela Ingredient Odyssey, que detém a marca EntoGreen, decorreu no passado dia 14 de Fevereiro, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, com a presença da Directora-Geral da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, que entregou a placa comemorativa alusiva ao início deste projecto, do qual a DGAV é co-promotora.
A Agenda InsectERA visa fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, com base em I&D e inovação, com elevado valor acrescentado e incorporação de conhecimento e tecnologia, permitindo responder ao desafio da transição verde em direcção à sustentabilidade ambiental.
A Agenda abrange todo o ciclo de inovação, desde a I&D até ao fabrico e comercialização dos produtos no mercado, apoiada na produção tecnologicamente avançada. Assenta em 4 WP principais:
- InFood: utilização de insectos como fonte nutricional alternativa/sustentável em produtos alimentares;
- InFeed: utilização de insectos como fonte nutricional numa alimentação animal sustentável;
- InIndustry: utilização de produtos derivados de insectos (novas matérias-primas para a indústria, como a da cosmética ou do bioplástico);
- InBiorremediation: utilização de insectos como ferramenta de biorremediação, como a eliminação de efluentes pecuários e resíduos orgânicos urbanos.
O projecto, que conta com 44 beneficiários, terá de estar concluído até 31 de Dezembro de 2025. Entre os parceiros desta Agenda Mobilizadora liderada pela Ingredient Odyssey encontram-se, além da DGAV:
- INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
- IACA – Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais
- FeedInov – Associação para a Investigação e Inovação em Nutrição Animal
- Laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP)
- Colab4Food — Laboratório Colaborativo Para a Inovação da Indústria Agroalimentar
- Sorgal – Sociedade de Óleos e Rações
- Rações Zêzere
- PetMaxi
- Agromais – Entreposto Comercial Agrícola
- Agrotejo — União Agrícola do Norte do Vale do Tejo
- The Cricket Farming Co
- ThunderFoods
- Universidade de Aveiro
- Universidade Nova de Lisboa
- Universidade Católica
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Superior Técnico
- INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Saiba tudo sobre a Agenda Mobilizadora InsectERA aqui. Fichat técnica do apoio do PRR aqui.
Agricultura e Mar
Temos que aceitar os insectos, os chineses comem-nos há milénios tal qual nós comemos joaquinzinhos enfiados num pauzinho. Tudo tem impactos, até culturais, mas não estou vendo outro modo de dar de comer a cada vez mais gente e, antes que comecemos a comer-nos uns aos outros, (já agora comecem pelos mais gordos) é melhor que aprontemos uma solução. Afinal comemos toda a porcaria, Knorr, Ketchup, Coca Cola, refrigerantes, frangos engordados com hormonas e antibióticos, gado soprado e inflado, alimentado com rações mais que dúbias, tudo cheira a falso e a artificial…. comemos tudo isso e não sei quantas merdas mais sintetizadas nem sabemos a partir de quê…. Ao menos sabemos o que estaremos comenfdo, proteinas de grilos, de gafanhotos, de larvas etc etc etc venha a fartura, a Biblia diz-nos que depois das 7 pragas e da fome concomitante, depois choveu, ou o Senhor lançou durante 40 dias e 40 noites o que designou por maná, que matou a fome a todo o povo eleito…. Venha o maná….