Início / Agricultura / AEP no Dubai com comitiva de 27 empresas nacionais. Primeira presença física em feiras no exterior depois da pandemia

AEP no Dubai com comitiva de 27 empresas nacionais. Primeira presença física em feiras no exterior depois da pandemia

A AEP — Associação Empresarial de Portugal e um grupo de 27 empresas portuguesas estão no Dubai para participar nas edições de 2021 das feiras Gulfood e Gulf Host. Entre os dias 21 e 25 de Fevereiro, as empresas participam no maior certame da região do Médio Oriente e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira alimentar e bebidas (Gulfood) e no evento de referência para o sector dos equipamentos de hotelaria e restauração (Gulf Host).

A nível mundial, nos últimos 12 meses, estas são as primeiras feiras (dos sectores alimentar/bebidas e equipamentos hotelaria/restauração) que se realizam presencialmente. A última vez que a AEP organizou a presença de uma comitiva nacional foi há um ano, na edição de 2020 da Gulfood.

Apesar da situação pandémica que se vive à escala global, as entidades organizadoras entenderam ser importante que as duas feiras se realizem de forma presencial, tendo contado com o apoio e o envolvimento dos 85 países participantes.

No caso de Portugal, por forma a permitir a participação da comitiva nacional, a AEP elaborou um conjunto de procedimentos de segurança, que passaram pela aquisição de equipamento de protecção individual (para a deslocação e para o recinto da feira), contratualização de dois tipos de seguros associadas a cada participante e realização dos testes PCR para a entrada e saída do Dubai.

Em conjunto com as entidades governamentais, a organização do evento estabeleceu um exigente processo no que respeita a medidas de segurança e higiene para o espaço de exposição.

Pavilhão de Portugal

No primeiro dia, o Pavilhão de Portugal recebeu as visitas institucionais do administrador da AEP, Paulo Vaz, do presidente da Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luis Castro Henriques, da administradora da Aicep, Francisca Guedes de Oliveira, do director do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai, Manuel Couto Miranda, e do delegado da Aicep, Daniel Pontes.

Durante a visita, o presidente da Aicep felicitou a AEP pela iniciativa, afirmando que “a primeira presença física em feiras no exterior depois do início da pandemia é um sinal positivo e de encorajamento às empresas exportadoras na retoma da sua actividade nos mercados internacionais”.

Para o administrador da AEP, Paulo Vaz, “apesar das expectativas serem naturalmente baixas, as empresas estão particularmente satisfeitas com os contactos e com as perspectivas de negócios já realizados, o que antecipa uma normalização rápida dos negócios nos mercados do Golfo”.

Há 10 anos consecutivos que a AEP organiza a participação portuguesa na Gulfood e na Gulf Host, tendo já apoiado mais de 250 empresas. A avaliação feita pelas empresas sobre a participação nas anteriores edições é muito positiva, sendo evidenciados factores como a dimensão dos mercados, as oportunidades, a qualidade dos contactos, especialmente no que respeita aos visitantes, importadores e distribuidores, oriundos dos EAU, região do Golfo Arábico, continentes Africano a Asiático.

Empresas participantes Gulf Host 2021 Empresas participantes Gulfood 2021
Fajota AZCOA – Azeites do Coa
Frigocon Cerealis
Icel Choconasa
Joalpe Cister
Joper Globaltribe
José Júlio Roldão Carob World Portugal
Monteiro Electro Fabril Mendes Gonçalves
Olitrem Novarroz
RST (Fiamma) Outeirinho
Sicoeste Sabores das Quinas
Somengil Valente Marques
  Vieira de Castro
  AMG Foods
  Nascente Divina – Águas do Alardo
  Nutsorginal
  Pasto Alentejano

 Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.