“A Sovena está também a estudar a possibilidade de apostar na área agrícola em Angola, com a certeza de que é um sector que requer muito investimento, muito know-how e com um longo caminho a percorrer para criar as infra-estruturas de suporte (comercialização de equipamentos e insumos: sementes, adubos, armazenagem, transporte) e para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada zona de Angola”.
Quem o diz é o CEO da Sovena, Jorge de Melo. A intenção da empresa líder mundial no sector do azeite foi revelada durante o anúncio do avanço do Grupo para uma nova unidade industrial em Luanda, Angola, para a produção e embalamento da sua marca de óleo Fula. Este investimento consolida o “compromisso da Sovena com a produção local, impulsionando a eficiência da cadeia de abastecimento no mercado angolano”.
O investimento na unidade industrial de Luanda rondou os 18 milhões de euros, incluindo equipamento e stocks. A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano, e conta ainda com capacidade de expansão. Actualmente emprega 18 quadros locais, número que aumentará para 50 colaboradores até ao final de 2023, contribuindo ainda com 100 empregos indirectos.
Agricultura e Mar