O Henriques & Henriques Sercial, de 2001, da Henriques & Henriques, Vinhos, recebeu a distinção de Melhor do Ano “Licoroso” na 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa organizada pela ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho.
Trata-se de um vinho seco claro e brilhante, fresco e com expressivas notas oxidativas. Aroma a frutos verdes, acidez bem notória mas macia, que é típica desta casta. Final de boca prolongado. Ideal para acompanhar iguarias mais exóticas.
Entre as 1.385 referências de vinho inscritas, os 139 elementos do Grande Júri desta Edição, premiaram 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal, aqui.
Henriques & Henriques, Vinhos
A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850 quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques, descendente de uma família que há muitos anos se estabelecera em Câmara de Lobos. Após a sua morte em 1912 os seus filhos, João Joaquim e Francisco Eduardo Henriques, fizeram uma parceria de onde provém o nome “Henriques & Henriques”.
A família Henriques, ao longo das diferentes gerações, desempenhou um papel importante na elaboração do Vinho da Madeira onde sempre se destacou como produtora de vinhos de excelente qualidade.
O último dos Henriques faleceu em 1968 tendo a companhia transitado para os colaboradores mais próximos e amigos. A empresa manteve a passagem do testemunho quer de tradição quer do sistema tecnológico para as gerações seguintes até os dia de hoje.
Concurso Vinhos de Portugal
A 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal contou com um Júri Regular composto por 118 jurados nacionais e 21 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. O Concurso Vinhos de Portugal é considerado um dos eventos barómetro do sector, uma vez que reconhece a qualidade ímpar dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, ao longo de uma semana. Na mesma medida, reforça a posição de excelência da produção portuguesa nos mercados de exportação.
Agricultura e Mar