A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores assumiu a presidência da direcção da FilPorc — Associação Inter-profissional da Fileira da Carne de Porco para o triénio 2022-2024 na assembleia geral, que decorreu no dia 15 de Março.
Os desafios passam pela afirmação da fileira da carne de porco e de uma estrutura que está em exercício pleno há menos de um ano e que tem por missão melhorar o conhecimento e transparência dos mercados através da melhoria da qualidade da informação em toda a cadeia (produtores, indústria e consumidores), refere a FPAS.
E acrescenta que outro dos desafios passa pela promoção e internacionalização pelo desenvolvimento acções de promoção e divulgação do porco, suas carnes e produtos derivados, no mercado interno e externo, com vista à conquista de novos mercados; a promoção da sustentabilidade ambiental da fileira; a promoção da investigação e o desenvolvimento tecnológico aplicados aos animais e aos produtos da fileira; e o contributo para melhorar a informação ao consumidor sobre a qualidade e propriedades nutritivas da carne de porco.
FilPorc
A FilPorc — Associação Inter-profissional da Fileira da Carne de Porco, de âmbito nacional, representa a produção, a transformação e a comercialização da carne de porco.
Tem como objectivos:
• Melhorar o conhecimento e transparência dos mercados: melhorar a informação em toda a cadeia (produtores, indústria e consumidores)
• Promoção e internacionalização: desenvolver acções de promoção e divulgação do porco, suas carnes e produtos derivados, no mercado interno e externo, com vista à conquista de novos mercados
• Promover a sustentabilidade ambiental da fileira
• Promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico aplicados aos animais e aos produtos da fileira
• Contribuir para melhorar a informação ao consumidor sobre a qualidade e propriedades nutritivas da carne de porco.
Agricultura e Mar