Início / Featured / Aquário Vasco da Gama recebe tubarão raro

Aquário Vasco da Gama recebe tubarão raro

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, recebeu esta semana uma oferta muito especial de um pescador. Trata-se de um Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus), uma raridade em Portugal. Este tubarão foi encontrado no passado dia 18 de Março por Manuel Prates, na Praia da Fonte da Telha.

A espécie foi identificada por um dos biólogos do Aquário que partilhou fotografias do exemplar com investigadores especializados no estudo de tubarões, os quais nunca haviam observado um animal destes, confirmando assim a sua raridade.

Este pequeno tubarão atinge um máximo de 20 cm e vive entre os 200 e os 1200 metros de profundidade. Realiza migrações verticais diárias, subindo até aos 200 metros durante a noite e recuando para o fundo durante o dia.

Ao longo da sua história o Aquário Vasco da Gama “foi sempre uma referência para todos aqueles que se interessam por animais marinhos. Muitos exemplares das colecções do Museu foram oferecidos por pescadores que encontraram um peixe estranho, que desconheciam, ou pessoas que avistaram um animal fora do comum arrojado na praia, é o caso deste Tubarão-anão que irá enriquecer a colecção do Aquário”, refere a Marinha Portuguesa em nota de imprensa.

O Aquário Vasco da Gama agradece, de forma pública, a Manuel Prates “a sua generosa oferta e congratula-se pela ligação que continua a manter com a população, lembrando que o Aquário faz parte da memória afectiva de todos”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Festival de Observação de Aves volta a Sagres de 3 a 6 de Outubro. Águia-calçada é a estrela deste ano

Partilhar              A freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo volta a receber, entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.