O agravamento da crise que se vive actualmente na fileira da carne de porco levou a um pedido de audiência urgente pela Filporc – Organização Interprofissional da Fileira da Carne Porco, à ministra da Agricultura para que seja “encontrada uma solução imediata que evite o colapso de milhares de empresas e famílias”.
Explica um comunicado de imprensa enviado pela Filporc – Organização Interprofissional da Fileira da Carne Porco que “o aumento significativo dos custos de produção, dos quais se destaca o preço elevado da alimentação, da electricidade e dos combustíveis, e a redução do preço pago aos produtores, na ordem dos 40%, tem vindo a agravar a situação financeira das empresas, pondo em risco iminente milhares de postos de trabalho”.
Propostas várias medidas de apoio
Na reunião, foram propostas à ministra da Agricultura várias medidas de apoio, que têm como objectivo “minimizar os impactos negativos”. Devido à proximidade do acto eleitoral, Maria do Céu Antunes não assumiu nenhum compromisso, deixando contudo agendada uma nova reunião para o próximo dia 3 de Fevereiro.
Na audiência estiveram também presentes a FPAS — Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores e a APIC — Associação Portuguesa de Industriais de Carne.
Agricultura e Mar Actual