Vítor Matos, chefe executivo do restaurante do Vidago Palace Hotel, recebe o chefe João Rodrigues para a nova edição de Passion Cuisine, que acontece já no próximo dia 27 de Janeiro. Uma experiência gastronómica, preparada por dois dos mais conceituados chefes portugueses, cujo foco é surpreender, num jantar servido no emblemático Salão Nobre.
Passion Cuisine é uma iniciativa sob a chancela do Vidago Palace através da qual o chefe Vítor Matos convida chefes nacionais e estrangeiros de renome para, juntos, partilharem o que de melhor se faz na alta gastronomia em Portugal e no Mundo, dando origem a ementas criativas e diferenciadoras.
6ª Edição
No dia 27 de Janeiro, os chefes Vítor Matos e João Rodrigues juntam-se para a sexta experiência gastronómica Passion Cuisine, na qual vão sobressair os estilos e sabores destes dois conceituados profissionais. O chefe executivo do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, já passou por diversas cozinhas nacionais e, em 2015, foi distinguido como Chef D’Avenir – Chefe do Futuro – pela Academia Internacional de Gastronomia.
Mas a cozinha nem sempre esteve nos planos de João Rodrigues que, vindo da área de química, ambicionava ser biólogo marinho. Formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com 21 anos e ganhou o prémio de Melhor Aluno de Cozinha. Depois de três anos no restaurante Bica do Sapato, onde partilhou a cozinha com o Chefe Fausto Airoldi, mudou-se para o Hotel Ritz Four Seasons, tendo trabalhado com dois estrelas Michelin, os chefes Stephane Hestin e Sebastien Grospelier, no restaurante Varanda.
João Rodrigues foi ainda responsável pela abertura das áreas de restauração do Casino de Lisboa, e do Altis Belém Hotel & Spa, onde participou como subchefe do hotel e chefe residente do restaurante Feitoria. Foi neste último que conquistou a primeira estrela Michelin, em 2011, distinção que o restaurante renova há sete anos consecutivos.
O centenário Vidago Palace Hotel é uma referência nacional e internacional, localizado a apenas uma hora do Porto, que alia o contemporâneo à herança da realeza, com características arquitectónicas e paisagísticas ímpares.
Sexta edição Passion Cuisine – Menu:
João Rodrigues
– Beterraba, enguia, tangerina e queijo fresco de cabra
– Jacquart – Rosé Brut Mosaique NV
Vítor Matos
– Lagostim, abóbora, alho negro, cenouras, caril e lima-kaffir
– Jacquart – Rosé Brut Mosaique NV
João Rodrigues
– Berbigão, arroz carolino de salicórnia queimada e champagne Jacquart
– Jacquart – Brut Mosaique NV
Vítor Matos
– Pregado, aipo assado, funcho, rabo de boi e pontilha
– Jacquart – Blanc des Blancs Millésime 2009
João Rodrigues
– Pombo, castanha, lactários e trufa negra
– Jacquart – Blanc des Blancs Millésime 2006
Vítor Matos
– Mascarpone, limão, bergamota, manteiga das marinhas, laranja confitada e pinheiro
– Jacquart – Demi-Sec
– Café & Pequenas Delícias do mestre pasteleiro
– Preço por pessoa: 110€
Agricultura e Mar Actual