A Comissão Europeia autorizou a colocação no mercado de grilo doméstico, Acheta domesticus, inteiro, nas formas congelada, desidratada e em pó, como snack e como ingrediente alimentar em vários produtos alimentares destinados à população em geral. O pedido foi feito pela empresa Fair Insects.
Segundo o Regulamento de Execução (UE) 2022/188 da Comissão de 10 de Fevereiro de 2022, no seu parecer, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos concluiu que “as formas congelada, desidratada e em pó de Acheta domesticus são seguras nas utilizações e nos níveis de utilização propostos”.
No entanto, refere que “o Acheta domesticus contém uma série de proteínas potencialmente alergénicas” e, por isso, a Autoridade recomendou que se realize mais investigação sobre a alergenicidade do grilo doméstico.
No seu parecer, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos considerou que o consumo das formas congelada, desidratada e em pó de Acheta domesticus pode causar reacções alérgicas às pessoas alérgicas a crustáceos, moluscos e ácaros.
Pode ler o Regulamento de Execução (UE) 2022/188 aqui.
Ler também:
Há seis insectos que podem ser utilizados na alimentação em Portugal. Sabe quais são?
Agricultura e Mar