Uma forte tempestade de chuva e granizo afectou “brutalmente as culturas agrícolas no concelho do Fundão, nomeadamente nas freguesias de Póvoa da Atalaia e Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira. Sendo uma importante zona de pomares de cereja, pêssego e vinha esta trovoada provocou graves prejuízos aos produtores”.
Perante este cenário, a ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco diz em nota de imprensa que “mais uma vez, reclama um seguro público adequado á nossa realidade agrícola”.
Apoios pedidos
Na mesma nota, a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, manifesta “solidariedade ás vítimas desta tempestade e reclama medidas concretas de apoio para minimização dos prejuízos”.
Por outro lado coloca-se “ao dispor das autoridades competentes para que este apoio seja efectivado. Devido às alterações climáticas, os fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais frequentes, pelo que mais uma vez, esta Associação reclama um seguro público adequado á nossa realidade agrícola”.
Prejuízos
Segundo avança o Jornal do Fundão, o granizo, que nalguns sítios, atingiu quase um metro de altura, arrasou morangueiros, hortícolas, árvores de fruto e outras culturas.
Agricultura e Mar Actual