Início / Agricultura / Projecto Montado de Sobro e da Cortiça lança Passaporte e Livro “Um território a descobrir”

Projecto Montado de Sobro e da Cortiça lança Passaporte e Livro “Um território a descobrir”

O projecto Montado de Sobro e Cortiça vai apresentar, dia 17 de Novembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, o livro e passaporte “Um território a descobrir – Montado e Sobro de Cortiça”.

O Município de Coruche lidera a Estratégia de Eficiência Colectiva Provere “Montado de sobro e cortiça”, desde 2009, sendo que este município é actualmente o representante de um vasto território composto por 27 municípios, e de um número alargado de parceiros, públicos e privados.

Este projecto tem vindo a promover um recurso endógeno único no Mundo, o montado de sobro e cortiça, em territórios de baixa densidade, com a finalidade de alavancar dinâmicas económicas e sociais de inovação.

O Passaporte e o livro nascem da necessidade de querer mostrar o “Montado de sobro e cortiça” nas suas diferenças e nas suas riquezas, que elege a monumentalidade, a cultura e as gentes. Esta iniciativa visa, igualmente, impulsionar o turismo na região depois do longo período de quase estagnação provocado pela pandemia da Covid-19, explicam os responsáveis pelo projecto em nota de imprensa.

Maximizar o desenvolvimento turístico

O livro “Um território a descobrir” pretende enaltecer o que cada município parceiro tem para oferecer na óptica do turismo, criação de riqueza e valorização das gentes destes territórios de baixa densidade. Este livro foi escrito com o intuito de maximizar o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural, acrescenta a mesma nota.

Por sua vez, e como complemento, o Passaporte é um projecto que “parte de uma ideia simples, mas dinâmica e, essencialmente, muito prática – apelar à visita e carimbo nos diversos municípios pertencentes ao projecto”.

No livro “Montado de sobro e cortiça” pode encontrar-se informação sobre os concelhos de Coruche, Benavente, Almeirim, Chamusca, Gavião, Portalegre, Crato, Fronteira, Avis, Ponte de Sôr, Mora, Sousel, Estremoz, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Portel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Vendas Novas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.