Início / Agricultura / Projecto Montado de Sobro e da Cortiça lança Passaporte e Livro “Um território a descobrir”

Projecto Montado de Sobro e da Cortiça lança Passaporte e Livro “Um território a descobrir”

O projecto Montado de Sobro e Cortiça vai apresentar, dia 17 de Novembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, o livro e passaporte “Um território a descobrir – Montado e Sobro de Cortiça”.

O Município de Coruche lidera a Estratégia de Eficiência Colectiva Provere “Montado de sobro e cortiça”, desde 2009, sendo que este município é actualmente o representante de um vasto território composto por 27 municípios, e de um número alargado de parceiros, públicos e privados.

Este projecto tem vindo a promover um recurso endógeno único no Mundo, o montado de sobro e cortiça, em territórios de baixa densidade, com a finalidade de alavancar dinâmicas económicas e sociais de inovação.

O Passaporte e o livro nascem da necessidade de querer mostrar o “Montado de sobro e cortiça” nas suas diferenças e nas suas riquezas, que elege a monumentalidade, a cultura e as gentes. Esta iniciativa visa, igualmente, impulsionar o turismo na região depois do longo período de quase estagnação provocado pela pandemia da Covid-19, explicam os responsáveis pelo projecto em nota de imprensa.

Maximizar o desenvolvimento turístico

O livro “Um território a descobrir” pretende enaltecer o que cada município parceiro tem para oferecer na óptica do turismo, criação de riqueza e valorização das gentes destes territórios de baixa densidade. Este livro foi escrito com o intuito de maximizar o desenvolvimento turístico e a promoção económica e cultural, acrescenta a mesma nota.

Por sua vez, e como complemento, o Passaporte é um projecto que “parte de uma ideia simples, mas dinâmica e, essencialmente, muito prática – apelar à visita e carimbo nos diversos municípios pertencentes ao projecto”.

No livro “Montado de sobro e cortiça” pode encontrar-se informação sobre os concelhos de Coruche, Benavente, Almeirim, Chamusca, Gavião, Portalegre, Crato, Fronteira, Avis, Ponte de Sôr, Mora, Sousel, Estremoz, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Portel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Vendas Novas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.