O Projecto FAIRshare, em que a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial é parceira activa, irá financiar propostas de apoio à digitalização da agricultura em toda a Europa. Inicialmente, o projecto financiará 10 casos de estudo até 90.000 euros para representar diferentes sectores, sistemas de produção, regiões europeias, e contextos agrícolas.
O projecto FAIRshare (Farm Advisory Digital Innovation Tools Realised and Shared), que teve o seu início em Novembro de 2018, conta com 22 instituições europeias, desde serviços de aconselhamento agrícola a instituições de investigação.
Este projecto H2020, financiado pela Comissão Europeia, que é coordenado pelo Teagasc (na Irlanda), visa construir uma comunidade de consultoria e aconselhamento agrícola mais activa digitalmente, concentrando-se em colmatar a fractura digital evidente entre os serviços de consultoria e aconselhamento, e os agricultores.
Candidaturas
As propostas estão a ser aceites em quatro “lotes” com base na localização geográfica, Europa Ocidental (França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal); Europa Central (Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslováquia, Áustria); Sudeste Europeu (Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bulgária, Hungria, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Roménia, Grécia); e Nordeste Europeu (Lituânia, Letónia, Finlândia, Dinamarca, Polónia, Estónia, Noruega).
O prazo para apresentação de candidaturas termina às 15 horas de terça-feira, dia 13 de Abril. Saiba mais aqui.
O projecto centra-se nas Ferramentas e Serviços de Consultoria Digital (ou DATS em inglês) existentes, que incluem: ferramentas de comunicação, software agrícola, ferramentas de benchmarking, aplicações web, materiais e apoios digitais de educação e formação, entre outros, cujo inventário pode ser consultado aqui.
Casos de estudo
O projecto oferece agora a oportunidade de desenvolver uma série de casos de estudo (CE) para ajudar e apoiar a implementação de DATS em toda a Europa. Os CEs visam apresentar um desafio enfrentado por um grupo de consultores e técnicos de aconselhamento agrícolas através da implementação de DATS. As aprendizagens dos CEs serão utilizadas para recolher informação sobre os factores (humanos, infra-estruturais, culturais, económicos, etc.) que influenciam a adopção das DATS por parte dos técnicos de aconselhamento agrícola, em sintonia com a comunidade de agricultores.
Os candidatos podem ser empresas de consultoria agrícola, ou consultores/técnicos de aconselhamento independentes. Inicialmente, o FAIRshare financiará 10 CEs até 90.000 euros para representar diferentes sectores, sistemas de produção, regiões europeias, e contextos agrícolas.
O FAIRshare apoiará cada CE, com financiamento e assistência estratégica. O financiamento não está disponível para o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços digitais, mas sim para a adopção ou adaptação de DATS existentes.
O financiamento deve ser utilizado para cobrir custos como: pessoal; viagens; workshops; visitas de campo; formação ou licenciamento de DATS; etc. A informação recolhida a partir desta convocatória poderá ser utilizada numa data posterior para atribuir um outro financiamento a 10 casos até 30 mil euros.
“Os consultores e técnicos de aconselhamento agrícola têm muitas vezes dificuldade com o tempo e esforço necessários para investigar e desenvolver as ferramentas digitais que utilizam todos os dias. A convocatória para Casos de Estudo do FAIRshare é a oportunidade ideal para obter ajuda financeira, e apoio no campo, de peritos e outros consultores e técnicos de aconselhamento que já incluem o digital no seu trabalho com os agricultores”, diz Tom Kelly, investigador principal do projecto.
Agricultura e Mar Actual