Início / Featured / DGRM avança com dragagem do Porto de Vila Praia de Âncora em parceria com Polis Litoral Norte

DGRM avança com dragagem do Porto de Vila Praia de Âncora em parceria com Polis Litoral Norte

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que vai avançar com a dragagem do Porto de Vila Praia de Âncora, numa parceria com a Polis Litoral Norte. O acto de consignação da empreitada de dragagem decorreu hoje, 25 de Março, e permitirá restabelecer as condições de operacionalidade e segurança deste porto minhoto.

A empreitada resulta de uma parceria entre a DGRM e a Polis Litoral Norte, que contemplou o lançamento de um concurso público internacional para a empreitada de dragagem, cujo valor de adjudicação é de cerca de 2 milhões de euros.

Esta empreitada é alvo de financiamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo a componente nacional, no valor de cerca de 0,5 milhões de euros, suportada pela DGRM.

Remoção e migração de areias da barra

Através da remoção e migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária do porto, serão movimentados 110.000 m3 de inertes para a alimentação artificial, protecção e reabilitação do sistema costeiro natural da duna dos Caldeirões.

“Desta forma, actua-se na defesa activa do litoral com a optimização do equilíbrio hidrodinâmico da orla costeira, e, simultaneamente, repõem-se as cotas de serviço estabelecidas no Plano Plurianual de Dragagens 2018 – 2022 para este porto”, explica aquela Direcção.

Recorde-se que o porto de Vila Praia de Âncora tem uma grande importância para a região, não só para as actividades náuticas em geral, mas também para a actividade específica de pesca, na qual o Espadarte é o pescado mais emblemático desta zona.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.