O lançamento da nova versão do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) acontece no próximo dia 7 de Novembro, na Herdade das Servas, em Estremoz, a partir das 11 horas. Este é o resultado de um protocolo estabelecido entre a ANP|WWF — Associação Natureza Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em Abril de 2023, com vista à melhoria das práticas vitícolas dos produtores regionais, tornando-as mais sustentáveis, através da apresentação de propostas de melhoria dos critérios ambientais.
Esta (PSVA) é uma iniciativa pioneira em Portugal lançada em 2015 e que, há três anos, lançou o primeiro e único certificado de produção sustentável do País. “Esta sinergia tem como objectivo melhorar e aumentar a exigência dos procedimentos já postos em prática na região, através da utilização mais responsável dos recursos naturais necessários à cultura das vinhas, tornando estes sistemas produtivos mais resilientes e adaptados às condições climatéricas”, refere fonte institucional da ANP|WWF.
A revisão dos critérios ambientais foi feita em vertentes como a biodiversidade, pesticidas, clima e água. Com o aperfeiçoamento das práticas agrícolas, a ANP|WWF quer contribuir para potenciar as práticas sustentáveis já postas em prática nos 13.316 hectares de vinha, que representam 58% da área total de vinha do Alentejo.
Este projecto contribuirá ainda para aprofundar os conhecimentos da CVRA em técnicas de restauro ecológico, o que, por sua vez, permitirá capacitar os agricultores para uma promoção mais eficaz da biodiversidade.
PSVA
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo é uma iniciativa, de adesão voluntária, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e dirigida aos produtores de uva e de vinho da Região Vitivinícola do Alentejo. Os Programas Colectivos de Sustentabilidade são uma prática comum em algumas regiões vitivinícolas mundiais, tendo vindo a ganhar importância em mercados nos quais os vinhos do Alentejo têm vindo a ganhar posição.
Por forma a iniciar a implementação do PSVA é obrigatório a execução de uma auto-avaliação. A auto-avaliação foi desenvolvida para ser uma metodologia normalizada e alinhada com o referencial a adoptar pelo Programa, a preencher pelos aderentes e com uma matriz de avaliação de níveis de desempenho. Pretende-se que esta auto-avaliação respeite a metodologia clássica de melhoria contínua de um sistema e será por isso obrigatório a sua execução anual.
A auto-avaliação está organizada em 3 sectores distintos (Viticultura; Adega; Viticultura & Adega). Esta distinção entre sectores prende-se com a tipologia de produtores presentes no universo da CVRA.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar