A APROLEP — Associação dos Produtores de Leite de Portugal está a organizar o envio de mais dois camiões de rolos de feno para alimentar os animais das regiões afectadas por incêndios. O feno é oferecido por produtores de leite e encaminhado pela associação, consoante as ofertas que os agricultares fazem e as necessidades que tem conhecimento.
Um primeiro camião seguirá para a Pampilhosa da Serra, respondendo a um pedido da autarquia feito na semana passada para ajudar na alimentação de 150 pequenos ruminantes. O segundo camião seguirá para Vouzela, Viseu, para ajudar um colega produtor de leite e seus vizinhos que perderam todo o feno que tinham armazenado para os animais, além de algumas máquinas e construções.
“Temos consciência que esta é uma pequena ajuda face à dimensão da tragédia dos incêndios que afectou Portugal, mas é a ajuda possível neste momento. Enquanto associação de produtores de leite não temos capacidade para atender a todos os pedidos ou encaminhar todas as ofertas que poderiam ser feitas se o pedido chegasse a todos os produtores”, afirma um comunicado da direcção da Associação.
Recolha de informação para ajudar
Nesse sentido, acrescenta o documento, “deixamos aqui um apelo a todas as organizações agrícolas, nomeadamente cooperativas, associações e confederações com capacidade logística, para organizarem a recolha de informação sobre as necessidades dos afectados e organizarem a recolha dos alimentos oferecidos por agricultores que estejam disponíveis para ajudar”.
A APROLEP reafirma que esta deve ser uma “ajuda solidária de emergência e que o Governo deve disponibilizar em tempo útil o apoio de médio e longo prazo aos criadores afectados para recuperar a agropecuária local, de forma a manter o território rural vivo e livre de futuros incêndios”.
Agricultura e Mar Actual