O Porto de Lisboa e a Mobi.E assinaram um protocolo de colaboração no evento “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Lisboa”, que se realizou a 16 de Fevereiro, no auditório da Gare Marítima de Alcântara.
O Projecto Piloto “Mobilidade Eléctrica” da Yilport-Liscont e a mesa-redonda dedicada ao tema “A Electrificação do Transporte Rodoviário de Mercadorias” marcaram este evento organizado pelas duas entidades.
Moderado por Tiago Farias, do Instituto Superior Técnico, o debate contou com as intervenções de Alexandre Videira, administrador da Mobi.E, de Carlos Ferraz, presidente da APOCME (Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores da Mobilidade Eléctrica), de Hugo Luzia, Gestor Comercial Camiões, Volvo Portugal, de António Marques, director-geral, Paço Rápido e de João Filipe Nunes, da Direcção de Gestão de Clientes da E-REDES.
A assinatura do protocolo de colaboração entre o Porto de Lisboa e a Mobi.E encerrou a manhã dedicada à inovação, digitalização, descarbonização e intermodalidade no sector portuário.
Esta é a primeira iniciativa de um ciclo de acções que integram o Roteiro para a Descarbonização do Porto de Lisboa e que vão ser concretizadas ao longo de 2024.
Para o presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, “a assinatura do protocolo com a Mobi.E representa mais um passo na dinamização de soluções inovadoras e sustentáveis em todas as dimensões da nossa actividade e, neste caso em particular, no processo de transição para a mobilidade eléctrica. Caminhamos lado a lado com os nossos parceiros para dar resposta aos desafios de competitividade e de sustentabilidade, reforçando o posicionamento do Porto de Lisboa na estratégia nacional e internacional”.
Agricultura e Mar