O Porto de Lisboa vai assinar esta quarta-feira, 14 de Junho, às 10 horas, na Gare Marítima de Alcântara, o protocolo que permitirá o lançamento da segunda fase do projecto de modernização e aumento de eficiência operacional do Terminal de Contentores de Alcântara.
Este protocolo será assinado entre a APL — Administração do Porto de Lisboa e a a Yilport-Liscont numa cerimónia de apresentação dos projectos de investimento em curso pelo grupo Yildirim e que contará, na sua sessão de encerramento, com a presença de João Galamba, ministro das Infra-estruturas.
Nesta segunda fase o investimento será direccionado para as infra-estruturas, com a construção do novo edifício de manutenção e apoio, repavimentação da restante área do Terminal e renovação de todo o parque de espera.
Com este projecto o Porto de Lisboa “pretende modernizar e melhorar a eficiência operacional do Terminal, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente através de uma forte redução de emissões de CO2”, refere uma nota de imprensa enviada pela APP – Associação dos Portos de Portugal.
“O projecto cria condições para elevar o patamar de qualidade operacional, ambiental e de segurança do Terminal, possibilitando que passe a concorrer no mercado do Atlântico, nomeadamente América do Sul e América do Norte”, realça a mesma nota.
Carlos Correia, presidente do conselho de administração da APL, destaca ser “este mais um importante marco para o Porto de Lisboa e para o País, sendo o concretizar de uma obra de maior importância estratégica nacional, a modernização do Terminal de Contentores de Alcântara traduz um plano de investimentos que visa obter ganhos de competitividade e de sustentabilidade e, consequentemente, o reforço do posicionamento do Porto de Lisboa no contexto das rotas marítimas transatlânticas e europeias”.
Recorde-se que o investimento “Modernização e Aumento de Eficiência do Terminal de Contentores de Alcântara” prevê um investimento privado de 122 milhões de euros, estando integrado na Estratégia para o Aumento da Competitividade dos Portos do Continente – Horizonte 2026.
Agricultura e Mar