A cidade alentejana de Ponde de Sôr vai receber o Seminário Anual da Fileira da Cortiça, no próximo dia 7 de Abril, no Teatro Cinema Municipal, entre as 10 e as 13 horas.
Organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, o Seminário irá analisar e debater as dinâmicas da campanha de cortiça de 2016, os preços da comercialização, os mercados e as suas tendências.
As inscrições são gratuitas e serão aceites pela ordem de recepção, até à capacidade da sala. Podem ser feitas através do email geral@unac.pt, com indicação de nome ou entidade.
Entre os oradores já confirmados estão personalidades como o presidente da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, João Rui Ferreira, o responsável do departamento de Recursos Naturales de la Dehesa en Investigación do ICMC-CiCytex, Ramón Santiago, e o secretário-geral da UNAC, Nuno Calado.
Programa
09h30 – Recepção dos Participantes
10h00 – Sessão de Abertura
Hugo Hilário (Presidente da CM de Ponte de Sôr)
Pedro Courinha (Presidente da AFLOSOR)
10h15 – Balanço da Campanha de Cortiça 2016
Ramón Santiago | ICMC- CICYTEX
A designar | Servicio del Alcornocal y del Corcho en Andalucía
Nuno Calado | UNAC – União da Floresta Mediterrânica
11h15 – Debate
11h30 – Coffee break
12h00 – Mercados Mundiais de Cortiça – Ponto de Situação e Tendências
João Rui Ferreira (Presidente da APCOR)
12h30 – Debate
12h45 – Sessão de Encerramento
António Gonçalves Ferreira (Presidente da UNAC)
Amândio Torres (Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural), a confirmar
Produção ainda insuficiente para indústria transformadora
Portugal é exportador líquido de cortiça transformada. Contudo, tem que importar cortiça natural porque a produção interna desta matéria prima não satisfaz as necessidades da indústria transformadora.
Nos primeiros 6 meses de 2016, o superavit comercial português em cortiça e produtos de cortiça cresceu 5%, relativamente ao período homólogo de 2015, e a balança comercial continuou altamente excedentária (saldo de +425 milhões de euros). Neste período, por cada 1,00€ importado o país exportou 2,38€, de cortiça e produtos de cortiça.
Agricultura e Mar Actual