Início / Agricultura / Ponsse lança gama de harvesters Scorpion de nova geração

Ponsse lança gama de harvesters Scorpion de nova geração

A Ponsse acaba de lançar uma nova gama de harvesters Scorpion “completamente modernizada que cumpre todos os requisitos florestais actuais”. O novo Ponsse Scorpion leva a “produtividade e ergonomia dos harvesters para níveis até agora desconhecidos e define um novo padrão para o ambiente de trabalho do operador”, garante a empresa.

O harverster Scorpion foi apresentado pela primeira vez ao público em 2013, e tem sido desde então o produto estrela da Ponsse. Pouco depois do seu lançamento o Scorpion converteu-se num êxito mundial de vendas e um símbolo de florestação responsável. Já foram fabricados mais de 1.200 Scorpions que operam em mais de 25 países por todo o Mundo.

Actualmente, oito anos após o seu lançamento, o Scorpion modernizou-se. O Ponsse Scorpion dispõe de uma “estabilidade sem comparação e proporciona potência e produtividade respeitando o meio ambiente exercendo uma baixa pressão sobre o terreno”. O produto foi desenvolvido colocando especial atenção na melhoria da ergonomia do trabalho, segurança, visibilidade da cabine e utilização.

“Como sempre, o desenvolvimento da nova gama Scorpion foi baseado nos comentários dos utilizadores de máquinas florestais, que temos tido em conta para desenvolver as melhorias agora incorporadas na linha de produção. O espaço de trabalho na cabine é agora mais prático. Num ambiente silencioso com a melhor vista possível, o Scorpion foi desenvolvido pensando especificamente no conforto do operador e na capacidade de continuar o trabalho altamente rentável” diz Jan Kauhanen, gerente de produto (harvesters) da Ponsse.

Melhor operacionalidade

O Scorpion caracteriza-se pela sua visibilidade e a sua melhor operacionalidade. Uma das melhorias mais visíveis é a nova janela dianteira de peça única que se prolonga até ao tecto da cabine para oferecer uma visibilidade ainda maior e segurança no trabalho independentemente das condições meteorológicas. Além disso, a “solução absolutamente invulgar da grua garante excelente visibilidade em todas as direcções”.

Sistemas de informação Ponsse Opti de quinta geração

Além de vários novos recursos, os harvesters Ponsse Scorpion e Scorpion King apresentam agora um sistema de informações avançado Ponsse Opti 5G de quinta geração e um interface de software completamente actualizado. O sistema de informação de fácil utilização, garante a empresa, “é o mais moderno do mercado, e o seu desempenho e rapidez impecáveis elevam a experiência do utilizador para um novo patamar”.

“O interface de utilização do sistema Opti 5G, completamente actualizado, juntamente com o recém-lançado computador Opti8, estabelece um novo padrão na utilização de sistemas de informação para máquinas florestais da Ponsse. Os operadores familiarizados com a anterior geração do sistema Opti adaptaram-se ao novo Opti 5G de forma rápida e simples” explica Markku Savolainen, gerente de produto e automatização de equipamentos da Ponsse.

O sistema de informação Opti 5G também habilita o sistema de gestão Ponsse Harvester Active Crane, que proporciona ao harvester uma nova forma de controlar a grua e trabalhar de forma mais eficiente. O operador pode usar o Active Crane para controlar o movimento da cabeça processadora em vez de funções individuais da grua. Isto permite que o operador se concentre no processamento da madeira ao invés das tarefas da grua.

O Active Crane é facilmente controlado com duas alavancas – uma alavanca controla a altura da cabeça processadora a partir do solo e a outra controla a direcção do movimento. O sistema também garante que as funções da grua diminuam automaticamente antes que a amplitude de movimento termine, evitando choques incómodos nas estruturas mecânicas e no operador. Quando o operador indica a localização pretendida, o Active Crane realiza o levantamento e usa a lança e a extensão automaticamente.

O sistema de informação Ponsse Opti 5G será inicialmente comercializado nos mercados finlandês e sueco e, posteriormente, em outros países.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

OE 2025. Proposta do Chega para construção de regadio em Cantanhede chumbada

Partilhar              A proposta do Grupo Parlamentar do Chega, de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.